O protagonismo do Sindifisco junto à sociedade
A expertise e o compromisso do Sindifisco Nacional na abordagem de temas tributários de relevância para a sociedade já elevaram a entidade ao posto de referência nacional nas mídias.
O protagonismo rendeu respeito à entidade, que tem prestado serviço essencial e contribuído consideravelmente para formação da opinião pública ao longo dos anos em veículos nacionais impressos, on line, radiofônicos e televisivos.
A defesa da Campanha Imposto Justo, da correção da tabela do IR (Imposto de Renda), da valorização da carreira, além de esclarecimentos aos contribuintes sobre a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) são alguns dos exemplos que têm repercutido com grande frequência na imprensa.
Logo nos primeiros dias de janeiro, por exemplo, o Sindifisco Nacional foi convocado a embasar reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, sobre a correção da tabela do Imposto de Renda abaixo da inflação. No mesmo mês, a entidade foi chamada a comentar a vulnerabilidade das nossas fronteiras – resultado do pesado corte orçamentário da RFB – em entrevista ao Jornal da CBN.
Este mês, no Programa Alexandre Garcia, da Globo News, o Sindicato voltou a tratar das distorções que se abatem sobre o contribuinte no momento do ajuste anual do Imposto de Renda. Na TV Justiça, o Sindifisco também foi solicitado a orientar o cidadão em suas obrigações fiscais.
As participações não se limitam apenas a entrevistas pontuais. Atualmente, o Sindifisco Nacional tem uma parceria com o Grupo Estado, um dos principais do país – cujo carro-chefe é o jornal O Estado de São Paulo, seguido da Agência Estado e dos prestigiados Broadcasts Político e Econômico. Com matérias e vídeos, o trabalho conjunto oferece à população informações no intuito de evitar atritos ao preencher o IRPF.
Nesses três meses, muitos foram os espaços obtidos: jornal O Globo, revista Caros Amigos, coluna Mônica Bergamo (na Folha de S.Paulo), editorial do Correio Braziliense, entrevistas à Rádio Nacional e à agência Reuters, para citar apenas alguns exemplos.
Os números refletem o protagonismo do Sindifisco: em janeiro, 29 aparições (23 em veículos nacionais e seis em locais); no mês seguinte, 26 reportagens (12 em órgãos que abrangem o país e 14 em regionais). Significa que nos 59 dias corridos desses dois meses, o Sindifisco esteve na mídia praticamente todos os dias.
A exposição cada vez maior do know-how do Sindicato é resultado de um trabalho iniciado nos últimos anos pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) e cujo resultado só reforça o quão foi acertada a estratégia de investimento na área de comunicação institucional por meio da contratação de uma empresa especializada. A Diretoria entende a importância de tal ação e, para tanto, manterá a estratégia com o objetivo de incentivar não só o aumento do respeito, mas da valorização da carreira dos Auditores-Fiscais perante à sociedade.