Proposta de correção da tabela continua na mídia

“Um novo cálculo para o reajuste da tabela do Imposto de Renda pode ser aprovado no Congresso Nacional este ano e corrigir as distorções existentes entre a inflação e a atualização das faixas de contribuição no país”. A afirmativa abre matéria publicada na quinta-feira (16/1) no portal Minas Livre, em sua coluna de Política e Economia. 

O site noticiou a defasagem da tabela de IR (Imposto de Renda) e a consequente redução do poder de compra dos trabalhadores e destacou a iniciativa do Sindifisco Nacional de propor a correção da tabela do Imposto de Renda. O portal ouviu o presidente do Sindicato, Cláudio Damasceno, que detalhou as propostas da entidade para a correção da tabela. 

O texto explica que essa defasagem atinge, diretamente, as Classes menos abastadas, as mais afetadas nos últimos anos. Afirma também que desde 2007 a correção da tabela do IR é de 4,5% ao ano, percentual que é o centro da meta da inflação, e não corresponde, necessariamente, à inflação real registrada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Esse índice iria deixar de ser aplicado em 2010, mas no início de 2011, através da MP (Medida Provisória) 528, o governo resolveu aplicar o mesmo percentual até 2014, perpetuando assim o mecanismo que coloca mais pessoas, antes isentas do pagamento de IR, como contribuintes.

"Em 1996, um trabalhador que ganhava até nove salários mínimos era isento do Imposto de Renda. Mas, hoje, quem recebe a partir de dois salários mínimos e meio já é tributado, o que é uma grande injustiça que vem sendo perpetuada pelo governo já que o reajuste não corrige", disse o presidente do Sindifisco, Cláudio Damasceno, ao site.

Imposto Justo – A matéria ressalta que, diante desse cenário, o Sindifisco lançou em maio do ano passado a campanha "Imposto Justo". Entre suas propostas, está a correção da tabela de IR. Um mês depois – junho – as manifestações populares aceleraram a apresentação de um PL (Projeto de Lei) na Câmara dos Deputados, com a proposição do Sindicato.

Leia aqui matéria completa do site.  

Participação – O PL 6094/13, que trata da correção da tabela de IR já está tramitando no Congresso Nacional, mas a campanha Imposto Justo continua recolhendo assinaturas para pressionar a aprovação da matéria com validade a partir de 2015. Entre no site da campanha, e conheça mais sobre as propostas. 

Conteúdos Relacionados