Projeto Fronteira em Foco começa a apresentar resultados
Os diretores do Sindifisco Nacional Gelson Myskovsky (Defesa Profissional,) e Wagner Vaz (1º adjunto de Assuntos Jurídicos) estiveram na terça-feira (1º/11) em Dionísio Cerqueira (SC) para visitar as obras do novo porto seco na fronteira com a Argentina.
Dionísio Cerqueira foi uma das primeiras localidades visitadas pelo projeto Fronteira em Foco do Sindifisco Nacional, há pouco mais de um ano. Na época, o próprio Gelson Myskovsky, na companhia do diretor-secretário do Sindicato, Maurício Zamboni, pôde constatar a precariedade do Centro Integrado de Aduana Brasil-Argentina e das unidades da Inspetoria local.
As condições de trabalho dos Auditores-Fiscais no local eram péssimas. O prédio onde funcionava o Centro Integrado de Aduana se encontrava em situação inadequada, com problemas na instalação elétrica, falta de água, entre outros. A sala destinada aos três Auditores lotados na unidade era pequena, e as condições de ventilação da área muito ruins. No local, também não havia área específica para o desembarque de mercadorias, e o estacionamento da unidade sequer tinha asfalto.
A falta de segurança era outra preocupação. Na ocasião da visita dos diretores do Sindicato, parte da cerca que devia proteger a unidade havia caído. A situação colocava em risco não só o material armazenado no recinto alfandegado, mas também os Auditores e servidores de apoio da localidade.
Desde a visita do projeto Fronteira em Foco, o inspetor da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Arnaldo Gonçalves Borteze, e o superintendente da 9ª RF (Região Fiscal), Auditor-Fiscal Luiz Bernardi, não pouparam esforços na luta pela liberação de verbas para as reformas necessárias. Há cerca de dois meses, os trabalhos de reconstrução da unidade foram iniciados. Estima-se que em cerca de um ano as novas instalações sejam concluídas.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional espera que as demais unidades aduaneiras visitadas pelo Fronteira em Foco e que também se encontram em condições insatisfatórias, recebam recursos para a revitalização o quanto antes.
Fronteira em Foco – O Projeto, idealizado pela atual Diretoria, foi desenvolvido a fim de promover a segurança e a melhoria das condições de trabalho dos Auditores-Fiscais lotados nas unidades de fronteira, como ocorrerá em Dionísio Cerqueira.
Com o resultado do projeto, o Sindicato espera fomentar a discussão sobre o assunto e denunciar à administração da RFB e a outras instâncias do governo as deficiências que fragilizam a segurança nacional nessas localidades.