Projeto Colabore é lançado pela Direção Nacional

Com o objetivo de melhor atender seus filiados, o Sindifisco Nacional lançou ontem (30) o projeto Colabore, que visa à profissionalização e à valorização dos colaboradores da entidade a partir de uma cultura organizacional baseada em conceitos éticos e transparentes. O lançamento ocorreu no Allia Gran Hotel em Brasília, em evento que reuniu funcionários do Sindifisco Nacional e do Unafisco Saúde, com a presença da Diretoria Executiva Nacional. 

A primeira iniciativa do projeto foi o lançamento do Manual do Colaborador, cartilha corporativa que condensa as normas e condutas internas, para que cada colaborador tenha ciência de seus direitos, deveres e obrigações, incentivando competências como empatia, proatividade, senso crítico e adaptação às mudanças. O Colabore prevê ainda ações como Pesquisa de Clima e Diagnóstico Organizacional, Programa de Qualidade, Campanhas de Saúde, Capacitação e Treinamento, Formação de Líderes, Palestras Técnicas e Motivacionais e Rede Virtual Interna.

Na abertura do evento, o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, saudou os presentes, destacando a alegria pela realização do encontro. Ele enfatizou o objetivo de tornar a gestão de pessoas cada vez mais moderna, profissional, dinâmica e responsiva.

“Uma gestão que permita a cada um de vocês a possibilidade de se desenvolver profissionalmente, e que essas aptidões possam permitir que desempenhem com cada vez mais excelência as atribuições do nosso sindicato”, afirmou.

Kleber Cabral destacou que o filiado é a pessoa mais importante da atividade sindical, seja ele ativo, aposentado ou pensionista. “A nossa diretoria tem uma grande responsabilidade com mais de 22 mil famílias. Que a todo momento, a cada atividade, vocês estejam buscando atender os objetivos e interesses dos nossos filiados. Tenham certeza que o trabalho de vocês é muito importante para o sucesso da nossa gestão”, concluiu.

Representando o Unafisco Saúde, o 2º vice-presidente do Sindifisco, Jesus Luiz Brandão, enumerou importantes conquistas da atual gestão, como a economia de R$ 1,6 milhões, após a reformulação de contratos com prestadores de serviços.

“Outra conquista que temos a comemorar é que alcançamos a marca de 20 mil vidas, depois de uma campanha realizada recentemente, com o ingresso de 3,5 mil vidas”, anunciou.

Jesus Brandão destacou ainda a implementação do serviço Unafisco Saúde Concierge, assistente pessoal de plantão 24h, que oferece marcação de consultas, exames, cirurgias e outros serviços. “Todas essas mudanças marcam, sem dúvida, uma gestão focada na profissionalização, que permite a redução dos custos sem prejuízo à qualidade do serviço oferecido”.

A primeira palestra da programação foi proferida por Caroline Borges, diretora executiva da SPOT Pessoas e Resultados, que falou sobre as transformações do mundo do trabalho na perspectiva do futuro. Em seguida, o diretor de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional, Tiago Lima dos Santos, apresentou um vídeo produzido especialmente para o evento, destacando os desafios do sindicato diante da permanente atualização exigida pelo mundo moderno.

“Esse projeto nasceu de reflexões sobre como responder a estes desafios, como modernizar o sindicato para entregar ao filiado o melhor serviço, tendo em vista que nosso público é extremamente inteligente e crítico, ao mesmo tempo em que aperfeiçoamos o ambiente de trabalho”, explicou.

O Manual do Colaborador traz a filosofia da entidade, o perfil ideal do profissional do Sindifisco Nacional e outros pontos igualmente relevantes, como benefícios, horário de trabalho, uso dos recursos, saúde e segurança no trabalho, código de conduta e segurança da informação.

“O manual é baseado em preceitos como integração, transparência, profissionalismo, valorização funcional e evolução organizacional, e foi pensado para que, a partir dessa profissionalização, o Sindifisco Nacional possa estar entre organizações certificadas como um excelente local para se trabalhar”, concluiu.

Finalizando o evento, o vice-presidente Ayrton Bastos observou que toda longa caminhada começa com um primeiro passo e que o objetivo do Colabore é tornar o ambiente de trabalho o melhor possível, para que cada colaborador sinta orgulho de trabalhar na entidade.

O diretor-secretário do Sindifisco, Paulo Roberto Ferreira, elogiou a apresentação e observou que a expectativa da atual gestão é contar com cada colaborador para que o projeto Colabore seja bem-sucedido nos próximos dois anos. “Ao mesmo tempo, esperamos que vocês possam, durante a nossa gestão, realizar os seus sonhos”.

O diretor de Comunicação Social, Marchezan Taveira, lembrou que o sucesso de uma entidade reside na consistência e na coerência com que ela busca realizar sua missão institucional ao longo do tempo. “E essa consistência intertemporal depende essencialmente da preservação dos recursos humanos. Nós, diretores, estamos submetidos ao princípio da alternância de poder, um sinal de democracia, mas para os colaboradores vale o princípio inverso: quanto maior a continuidade, quanto maior o tempo que vocês puderem permanecer conosco, melhor e mais coerente será a nossa entidade”.  

Confira aqui as imagens do evento: 

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2019/10-outubro/Bol2502/galeriacolabore/]}

Conteúdos Relacionados