Sindifisco apresenta Fronteira em Foco à imprensa

O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, reuniu a imprensa na tarde de terça-feira (27/9) para apresentar o projeto Fronteira em Foco. A coletiva ocorreu durante o evento a “Aduana a serviço da sociedade: diagnóstico e soluções", realizado em Belém (PA).

Na presença de jornalistas das rádios CBN e Clube, dos veículos impressos O Globo e Diário do Pará, e dos veículos on line Portal ORM e Agência Folha, o sindicalista relatou os motivos que levaram o Sindicato a percorrer quilômetros de fronteiras, no período de outubro de 2010 a março de 2011, e as constatações feitas a partir do diagnóstico.

“Estivemos em diversas localidades para averiguar as condições de trabalho dos Auditores e constatamos muita precariedade. Prédios mal conservados, insegurança e falta de efetivo. Com o contingenciamento de recursos, a situação se agravou. Hoje, estamos sem diária, sem dinheiro e sem porte de arma para trabalhar com o mínimo de condições”, lamentou Delarue, ao se referir ainda sobre a contestação do Ministério Público acerca da concessão de novos portes de arma a Auditores-Fiscais.

Delarue exemplificou ainda que a falta de recursos limita o trabalho de combate ao contrabando e ao descaminho, uma vez que não há dinheiro para pagar as diárias dos servidores. “Não bastasse isso, quando temos operação para deflagrar falta, muitas vezes, apoio dos órgãos de segurança, que também não têm condições de suprir nossa demanda”, diz.

Ele também mencionou que se houvesse investimento necessário, o volume das apreensões seria muito superior àquela que os Auditores conseguem realizar. “Nos primeiros quatro meses do ano, apreendemos cerca de R$ 618 milhões, sendo que a expectativa para este ano é de cerca de R$ 2 bilhões. Agora imagine se fossem dadas as condições necessárias”, ponderou.

O sindicalista agradeceu a presença da imprensa e pediu apoio para que repercuta a situação levantada no relatório. “Esse governo parece só ceder à pressão da opinião pública. Seria muito importante que essa situação aflitiva da nossa aduana fosse levada à sociedade a fim de sensibilizar a todos”, enfatizou.

Pela DEN participaram também da coletiva os diretores Kurt Krause (Comunicação), Luiz Benedito (Estudos Técnicos) e Cláudio Damasceno (Secretaria Geral).

Histórico – O projeto “Fronteira em Foco” foi idealizado com a finalidade de produzir um diagnóstico que possa provocar a discussão na Classe e, sobretudo, municiar de informações a administração da RFB e todas as outras instâncias de governo envolvidas com o tema, com o objetivo de traçar estratégias que revertam as deficiências encontradas na maioria dos locais visitados.

O relatório sintetiza tudo que os diretores do Sindifisco Nacional constataram em visitas a unidades fronteiriças nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nas centenas de quilômetros de fronteiras visitadas, os sindicalistas encontraram situações, muitas vezes, de extrema gravidade com estrutura de trabalho precária e falta de pessoal. O mais grave, destacado já no início do relatório, é que “tais inconformidades expõem uma questão maior: a segurança nacional – ou a falta dela."

Conteúdos Relacionados