Presidente da Câmara trata de campanha salarial com sindicalistas
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), se reuniu, na tarde de quinta-feira (12/2), com os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais do Serviço Público Federal, da qual o Sindifisco Nacional faz parte, para tratar da Campanha Salarial de 2014.
Na ocasião, o parlamentar recebeu a pauta geral de reivindicações, que traz, entre outros itens, a exigência de uma política salarial permanente com reposição inflacionária, o cumprimento por parte do Governo dos acordos e protocolos de intenções firmados, o reajuste de benefícios, e a definição da data-base para 1º de maio.
O parlamentar se mostrou solícito ao pleito e se comprometeu a buscar interlocução com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar do assunto. Alves também solicitará a realização de uma audiência pública com representantes do Governo Federal na intenção de que eles levem informações a respeito do assunto, já que a falta de interlocução com os sindicalistas tem sido uma das dificuldades para avançar no início das tratativas.
O presidente da Câmara disse ainda que fará reuniões periódicas com os representantes sindicais sobre a questão, sendo a próxima delas após as festividades de carnaval.
PEC 555/06 – Durante a apresentação das pautas específicas das entidades, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, pediu empenho do parlamentar na aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 555/06, que dispõe sobre a extinção gradativa da contribuição previdenciária dos aposentados. A matéria foi alvo de intensa investida do Sindicato na busca de mais de 400 assinaturas de deputados para que o texto fosse para a pauta de votação do plenário e depende agora só da indicação do presidente da Câmara para ser apreciado.
Com embasamento na Nota Técnica 16, do Sindifisco Nacional, Damasceno fez ainda uma análise aprofundada sobre os prejuízos do fator previdenciário ao trabalhador e lembrou que, ao contrário do que argumenta o Governo, a medida não tem papel relevante nas contas da Previdência.
Ao sindicalista, Henrique Eduardo Alves disse que conversará com o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a fim de chegar a uma decisão sobre o assunto.
Convidado pelos sindicalistas, o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), que é servidor público aposentado, esteve na reunião e reforçou a necessidade de atendimento do pleito das entidades sindicais.