Porto Alegre: Jornal destaca Imposto Justo
“O Imposto de Renda pode Mudar”. A afirmativa foi chamada de capa do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre (RS). A publicação destacou em sua editoria de Economia uma matéria explicativa sobre a campanha em prol do Imposto Justo. A publicação informa que o Sindifisco Nacional está empenhado em obter 1,5 milhão de assinaturas para um projeto de iniciativa popular que muda a forma de correção do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) para evitar a defasagem da tabela.
“A proposta é reduzir gradativamente uma defasagem de cerca de 52% na tabela de IRPF, ante ao IPCA, acumulada desde 1996, e também passar a tributar quem recebe bônus financeiros da empresa na qual é sócio ou acionista”, explica o texto.
A matéria ainda esclarece que a “ideia é corrigir o IR entre 2015 e 2024 em 5%, mais o rendimento médio do trabalhador, conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2012 pelo IBGE. Após 2024, os 5% saem desse cálculo. Tais parâmetros foram pensados pelo Sindifisco de forma a não indexar a correção a qualquer índice”.
A publicação ainda informou que, paralelo ao PL que propõe o Imposto Justo, o Sindicato ainda apresentará uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para que embarcações e aeronaves particulares paguem IPVA.
Divulgação – O Correio do Povo ainda divulgou que a campanha pelo Imposto Justo está sendo feita pela Internet (sindifisconacional.org.br), no Facebook, terá filmes institucionais, banners, adesivos automotivos e outros elementos de mobilização da população. O Sindifisco também vai em busca do apoio das centrais sindicais, de organizações de classe e de entidades sociais. “Por eles é que traremos o cidadão para a campanha e corrigiremos injustiças históricas”, afirmou o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue à publicação.