Portaria avança um passo na realização de concurso
Foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de quarta-feira (20/6) a Portaria MF (Ministério da Fazenda) nº 120, que delega ao secretário da RFB (Receita Federal do Brasil), Auditor-Fiscal Carlos Alberto Barreto, a responsabilidade de realização do concurso para o preenchimento de 200 vagas para Auditor-Fiscal e 700 de Analista-Tributário.
Embora a publicação da Portaria seja um procedimento comum aos concursos, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) espera que a delegação de competência agilize o processo de seleção dos futuros integrantes dos cargos.
No entanto, a Diretoria ratifica o entendimento de que o número de vagas ofertadas é insuficiente para suprir a defasagem de pessoal na RFB. Basta lembrar que anualmente cerca de 400 Auditores-Fiscais se aposentam.
Só para se ter uma ideia do tamanho do problema, atualmente, 2.388 Auditores estão lotados na Aduana. No entanto, de acordo com a própria RFB, seriam necessários pelo menos 4.542 Auditores atuando nas fronteiras e portos do país.
O Sindifisco Nacional espera que, conhecedora das carências da Casa, a Administração da RFB dê andamento célere ao processo seletivo e cobre do Ministério da Fazenda e do Ministério do Planejamento a abertura de novas vagas o mais rápido possível.