Evento terá palestra de coordenador da CGU

Começa na próxima quinta-feira (15/9), em Aracaju (SE), a 3ª edição do Encontro de Políticas Sociais do Sindifisco Nacional, que terá a participação do coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da CGU (Controladoria-Geral da União), José Leonardo Ribeiro Nascimento.

O coordenador discorrerá sobre a 1ª Consocial (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social) que será realizada em Brasília (DF) em 2012, com o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

Depois da explanação de Leonardo Ribeiro, os participantes da 3ª edição do Encontro de Políticas Sociais do Sindifisco debaterão sobre como contribuir para a 1ª Consocial.

O diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais do Sindifisco Nacional, José Devanir de Oliveira, sugere que as Delegacias Sindicais convidem membros da CGU para promover encontros com seus filiados a fim de divulgar a 1ª Consocial que "está estreitamente ligada à finalidade do Sindifisco Nacional de contribuir com propostas de monitoramento das políticas públicas e, assim, alcançar a legitimidade social”.

No segundo e último dia do evento, na sexta-feira (16/9), a programação abre espaço para integrantes de observatórios sociais compartilharem experiências.

Os passos para organizar um observatório, como envolver a sociedade civil, a elaboração de estatuto, dentre outras necessidades para constituir um observatório serão algumas das questões exploradas pelos Auditores-Fiscais aposentados Waldomiro Grade e Helena Bressan, que têm larga experiência à frente dos Observatórios de Gestão Pública de Londrina e Social de Maringá.

As 1ª e 2ª edições do Encontro de Políticas Sociais do Sindifisco Nacional foram realizadas em Brasília (DF) e São Paulo (SP). Em ambas, as discussões foram centradas em temáticas relacionadas às questões relativas à criança e ao adolescente; ao meio ambiente, e a raça e gênero.