Unafisco e Ipea vão estudar modelo para desconcentrar renda
O Unafisco Sindical e o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estudam formar uma parceria para incentivar o debate e buscar novas idéias para a política tributária nacional. O assunto foi o tema da reunião realizada na manhã de hoje entre o assessor especial da Presidência do Ipea, Guilherme Dias, o presidente do Unafisco Sindical, Pedro Delarue, o presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Luiz Fuchs, e o vice-presidente da Delegacia, Rubens Nakano.
De acordo com o presidente do Unafisco Sindical, a intenção é promover uma discussão sobre o papel do modelo atual de tributação e abrir o debate sobre sua adequação para a produção de um modelo distribuidor de renda. No entendimento do Unafisco e do Ipea, a atual política tributária exerce função contrária à esperada, concentrando renda.
Na prática, ela atinge mais fortemente a classe média, com baixa progressividade, descumprindo, dessa forma, o importante papel social que poderia ter. Além disso, a consequente má distribuição de renda provocada pelo modelo adotado no país é um obstáculo ao crescimento econômico. “Nesse cenário de crise, é ainda mais importante que possamos promover a discussão sobre novas alternativas para que favoreçamos o crescimento por meio de uma política tributária mais moderna e justa”, afirmou Delarue.
A idéia é reunir em um grupo de trabalho a experiência dos Auditores-Fiscais, que, cotidianamente, estão em contato com o resultado da política tributária e o conhecimento teórico produzido pelo Ipea. A proposta foi bem recebida pelo assessor especial do Instituto, que informou que o órgão tem profundo interesse em participar da construção dessa nova visão estratégia sobre política tributária.
Para oficializar a intenção, o Unafisco enviou, hoje mesmo, um ofício ao presidente do Ipea, Marcio Pochmann, solicitando a formalização de um Termo de Cooperação entre o Sindicato e o Instituto. A primeira medida prática será a criação de um grupo de trabalho com representantes do Ipea e do Sindicato para iniciar os estudos. A previsão é de que seja realizado, em breve, um seminário conjunto para ampliar o debate e promover a participação da sociedade na avaliação das propostas.
Histórico – A parceria entre o Unafisco Sindical e o Ipea foi discutida pela primeira vez em reunião do presidente do Instituto, Marcio Pochmann, com o diretor de Finanças do Unafisco, Luiz Bomtempo, o presidente e o vice-presidente da DS/São Paulo, em dezembro passado. Na ocasião, Pochmann louvou a iniciativa do Unafisco de propor a parceria e divulgou nota destacando a importância da atividade dos Auditores-Fiscais para o país.