Deputados tomam posse nesta terça em Brasília
Os parlamentares eleitos para a 54ª legislatura (de 2011 a 2015) da Câmara dos Deputados serão empossados nesta terça-feira, às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Durante a sessão, que deve contar com a presença de cerca de 3.500 pessoas, o presidente da Câmara, Marco Maia, convidará quatro deputados, de preferência de partidos diferentes, para ocupar a função de secretários, e proclamará os nomes dos deputados diplomados, que farão um juramento solene.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) parabeniza os parlamentares e espera que os deputados consigam avançar com propostas que tragam melhoria social para a população. A Diretoria lembra ainda que é necessário trabalhar em prol de mudanças que resultem em mais justiça fiscal e melhor distribuição de renda.
Eleição – Logo após a posse, será iniciada a movimentação para a formação dos blocos parlamentares, que define a distribuição de cargos da Mesa Diretora e das presidências das comissões permanentes. Às 15 horas, com os blocos já definidos, haverá uma reunião de líderes para a escolha dos candidatos à eleição da Mesa Diretora, que se compõe do presidente, de dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.
Às 18 horas, terá início a eleição do novo presidente da Casa e dos demais integrantes da Mesa Diretora. A votação será feita por urna eletrônica, o que deve trazer agilidade para o pleito deste ano. A estimativa da Secretaria-Geral da Mesa é que a votação esteja encerrada em três ou quatro horas, se não houver segundo turno.
Representante – Entre os parlamentares empossados, estará o Auditor-Fiscal Amauri Teixeira (PT/BA). Ele ingressou na RFB (Receita Federal do Brasil) por meio de concurso público, como Técnico do Tesouro Nacional. Antes de iniciar sua carreira no Fisco, sempre foi reconhecido em sua região pelo engajamento social. Foi presidente do Diretório Estudantil de Medicina e, ao lado do atual secretário de saúde da Bahia, Jorge Solla, teve participação decisiva na reconstrução da União Nacional dos Estudantes na Bahia. Amauri foi ainda um dos fundadores do PT em Jacobina (BA), cidade onde nasceu.
(com informações da Agência Câmara)