Plenária Nacional dos Servidores Públicos encaminha ações com indicativo de paralisação

Os Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto (diretor de Assuntos Parlamentares) e Roberto Kasai (diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões) participaram, no último sábado (7) da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, promovida pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), pelo Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e pelas Centrais Sindicais, em formato híbrido, em Brasília. 

Na pauta, a definição de um calendário unificado de lutas em defesa do serviço público e de valorização aos servidores. Antes de chegarem a um consenso em relação às próximas ações reivindicatórias, um a um, os participantes deram os informes dos atos e manifestações ocorridos pelo país em função da semana nacional de mobilização pela inclusão do reajuste dos servidores federais no projeto de Lei de Orçamentária (PLOA) 2024 e também pelo arquivamento da PEC 32/20 (Reforma Administrativa). O déficit de pessoal, a defasagem nos benefícios e a não revogação de atos normativos também foram citados como pleitos de importância para o conjunto dos servidores. 

O diretor Floriano de Sá Neto ressaltou que o Sindifisco segue atuante na busca pela conquista desses pleitos e citou que a entidade continuará trabalhando em conjunto pela recomposição salarial do vencimento básico dos servidores federais em Lei orçamentária. 

Paralisação 

Após quase quatro horas de reunião, os servidores resolveram incluir mais duas datas na chamada “Jornada de Lutas”: o dia 7 de novembro, quando ocorrerá mais uma Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Públicas; e o dia 8 de novembro, Dia Nacional de Luta, com realização de atos regionais e um ato nacional em Brasília. Ficou acertado que as entidades serão responsáveis por fazer uma ampla divulgação dos atos entre seus filiados, assim como assembleias com a deliberação sobre paralisação durante esses dias.  

Convite 

O diretor Roberto Kasai aproveitou a oportunidade para convidar os servidores para o 17º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, que será realizado dia 25 de outubro, pela manhã, na sala Nereu Ramos, no Congresso Nacional. O evento é promovido pelo Instituto Mosap, do qual o diretor é vice-presidente. 

Conteúdos Relacionados