Plenária do Encontro Aduaneiro aprova propostas e ‘Carta de Belém’

No último dia do evento “Aduana a serviço da sociedade: diagnóstico e soluções", realizado no período de 26 a 28 em Belém (PA), os delegados do encontro concluíram a aprovação das 25 propostas apresentadas pelos grupos temáticos.

As propostas tratam de questões de gestão, infraestrutura, suporte técnico e logística para a administração aduaneira, além do estabelecimento urgente de medidas de lotação e fixação de servidores em locais de difícil provimento.

Os participantes do encontro também aprovaram a criação de um comitê executivo – com representantes das 10 RF (Regiões Fiscais) – que contribuirá na implementação de propostas dentro da administração.

Todas as sugestões serão submetidas à apreciação do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) na próxima reunião.

A Plenária aprovou ainda, por aclamação, a ‘Carta de Belém’, redigida por um comitê escolhido durante o evento e que propõe uma série de ações que visam à reestruturação e ao fortalecimento da aduana brasileira definidas durante o encontro.

Os participantes receberam também os informes dos integrantes do CNM (Comando Nacional de Mobilização), que apresentaram o calendário de ações para a campanha salarial aprovado durante a reunião da última terça-feira (28/9). A programação prevê, para o mês de outubro, a realização de mobilizações nacionais, assembleia e reuniões com as entidades parceiras.