Sindifisco cobra revista Piauí retratação por reportagem

Uma reportagem policial publicada na edição nº 140, de maio, da revista Piauí descreveu o carregamento de drogas em uma embarcação no Porto de Santos e, erroneamente, associou Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil com a internacionalização do PCC (Primeiro Comando da Capital) no tráfico de drogas.

Indignados com o fato, Auditores Fiscais lotados no Porto de Santos comunicaram o fato à Diretoria de Comunicação Social do Sindifisco Nacional. De acordo com os Auditores, a matéria "colocou os Fiscais da Receita como corruptos, sendo que até agora foram encontrados tão somente funcionários de terminais colaborando com o esquema, além do fato de que Auditores Ficais foram responsáveis pela apreensão de dezenas de toneladas de cocaína nos últimos dois anos".

Para esclarecer o ocorrido, a Diretoria de Comunicação entrou em contato com o jornalista responsável pela matéria. Durante a conversa, o repórter reconheceu o equívoco e garantiu que vai publicar uma reparação. O Sindifisco Nacional vai enviar ao redator uma nota com a posição do Sindicato com relação ao assunto.

Apreensões em Santos — Apuração preliminar das atividades da Receita Federal registra que, somente em 2018, foram realizadas 11 grandes apreensões de cocaína no Porto de Santos. Dados do órgão demonstram um volume crescente de captura da droga no local ano a ano. Em 2016, foram apreendidas 10,6 toneladas, enquanto no ano passado foram capturadas 11,5 toneladas do entorpecente. Neste ano, o volume já soma mais de 4,4 toneladas.

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) aguarda a publicação da retratação, a fim de minimizar o prejuízo já causado à categoria.

Conteúdos Relacionados