Movimento pela PEC 555/06 deve ir além da Câmara

O Plenário do Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, prosseguiu lotado no período da tarde na terça-feira (10/9) no evento que reuniu mais de quatrocentos servidores públicos em prol do fim da contribuição previdenciária. E, se depender da disposição demonstrada, o movimento pela aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Consituição) 555/06 deve ultrapassar as paredes da Câmara dos Deputados, como ficou claro na fala dos representantes das entidades que integram o Mosap (Movimento Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas). 

O presidente da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, Auditor-Fiscal Rubens Nakano, conclamou a todos a realizar um grande movimento no dia 1º de outubro, Dia do Idoso, em todo o país, a fim de marcar ainda mais pressão no Legislativo. "Temos um forte instrumento nas mãos que são as manifestações populares. Vamos às ruas. Proponho nos mobilizarmos do Rio Grande do Sul a Roraima, em atos fortes em prol da PEC 555".

O deputado Dr. Grilo (PSL/MG) afirmou que os aposentados podem contar com seu voto pela aprovação da PEC. Filho de funcionário público, o parlamentar disse conhecer bem o drama imposto à classe através da Contribuição. "Minha mãe, como pensionista, sofreu com esta contribuição injusta. Já houve uma ampla negociação para que a contribuição tenha fim de forma escalonada, com redução de 20% a cada ano, até o fim em cinco anos. Ora, se há acordo, não há razão para a matéria não ir à votaçã", defendeu.

O líder do PSC, deputado André Moura (SE), lembrou que todas as lideranças da Casa já assinaram requerimento solicitando que a PEC entre na pauta de votação. Somente o líder do PT, deputado José Guimarães, não assinou. "O Congresso Nacional e os senhores têm de ser respeitados. Se a maioria já assinou pela votação da matéria, ela deve sim ir a Plenário, sem a assinatura do líder do PT", argumentou.

Às 18h, uma comissão formada por representantes de entidades que compõem o Mosap, se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para mais uma vez solicitar que a PEC seja pautada.

Trabalho Parlamentar – Durante todo o período do Encontro, parte dos filiados do Sindifisco Nacional, coordenados pela diretor de Assuntos Parlamentares, João Santos, percorreu os gabinetes dos deputados solicitando a eles que se manifestem pela inclusão da matéria na pauta do Plenário, e, ao mesmo tempo, pediam que eles comparecessem ao evento no auditório Nereu Ramos. 

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/Setembro/Bol989/Trabalho_Parlamentar/]}

Conteúdos Relacionados