PEC 555/06 é tema de reunião com presidente da Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição 555/06 foi o tema da reunião do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, com representantes das entidades sindicais de servidores públicos federais, na quarta-feira (14/5). O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, também esteve no encontro realizado na residência oficial da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o debate sobre a matéria que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados, o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, expôs dados de um estudo do Sindifisco Nacional sobre o impacto da aprovação da matéria nas contas públicas e as desonerações tributárias concedidas pelo Governo ao longo dos últimos anos. O documento, que se baseia em dados oficiais do Tesouro Nacional, ressalta que a arrecadação dos inativos é de, aproximadamente, R$ 4,4 bilhões.

O ministro da Previdência relatou a preocupação sobre como será enfrentado o desafio da Previdência, que é o envelhecimento da população brasileira, porém se mostrou aberto ao diálogo sobre a proposta. 

Na ocasião, Damasceno acrescentou que o Governo diz que não pode abrir mão desta receita, mas deixou ser instituído o Decreto nº 7.764/12, que reduz a zero a alíquota sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, o que representa uma desoneração de R$ 11,5 bilhões. "A arrecadação das contribuições previdenciárias dos inativos não é infinita. Ela vai reduzir ano a ano. Portanto, a questão não é técnica, mas política. Nós buscamos o diálogo e queremos que o Governo apresente uma proposta de como a questão pode ser resolvida”, cobrou Cláudio, ao entregar o estudo ao presidente da Câmara.

Garibaldi sugeriu discutir uma estratégia para conduzir a questão e conseguir que ela avance aos poucos. Já Henrique Eduardo Alves, propôs trazer para o debate o Ministério do Planejamento e a Casa Civil, com o objetivo de achar a melhor solução para o encaminhamento da matéria.

Está prevista para a próxima semana uma reunião, já com a presença desses representantes para avançar rumo à aprovação da PEC 555/06.

“Todos estão ansiosos para saber qual será a posição do Governo sobre a PEC 555/06. Estamos aguardando uma resposta”, disse o presidente do Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Edison Guilherme Haubert.

Conteúdos Relacionados