Sindicato foi fundamental para instalar Comissão

No último dia 30 de junho, foi instalada a Comissão Especial criada para analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 270/08, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que concede aposentadoria integral, com paridade, aos servidores públicos federais, estaduais e municipais que se aposentarem por invalidez.

A proposta vale para os servidores de cargos efetivos nas três esferas de governo e se aplica também aos funcionários de autarquias e fundações que tenham ingressado no serviço público até 16 de dezembro de 1998. O objetivo é garantir um direito excluído pela emenda que alterou o regime de aposentadoria (Emenda Constitucional 41).

A Diretoria de Assuntos Parlamentares do Unafisco trabalhou em prol da instalação da Comissão Especial junto à presidência da Câmara. Para o diretor de Assuntos Parlamentares, Eduardo Artur Neves Moreira, o próximo passo é trabalhar junto aos membros da Comissão para que a PEC tenha celeridade.

O diretor ainda tem expectativas quanto ao relatório do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). “Acreditamos que [o relatório] irá contemplar os nossos interesses”. A DEN (Diretoria Executiva Nacional) solicita à Classe que tente contatar, em suas bases, os parlamentares integrantes da referida Comissão (veja quadro abaixo).

O trabalho parlamentar junto aos membros da Comissão visa a reforçar a importância desse justo pleito que tem grande alcance social. De acordo com informações da Agência Câmara, a próxima reunião está marcada para próxima quinta-feira (9/7), às 10 horas, em plenário a definir.

Confira quem são os integrantes da Comissão Especial:

TITULARES

Andre Zacharow (PMDB/PR)

Antônio Carlos Biffi (PT/MS)

Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP)

Gorete Pereira (PR/CE)

Joseph Bandeira (PT/BA)

Osvaldo Reis (PMDB/TO)

Roberto Britto (PP/BA)

Rose de Freitas (PMDB/ES)

Zé Geraldo (PT/PA)

Andreia Zito (PSDB/RJ)