Participantes dão início a discussões em grupos

Após a eleição, por unanimidade, da mesa coordenadora da Plenária prevista na programação da tarde de segunda-feira (26/9), os participantes do evento “Aduana a serviço da sociedade: diagnóstico e soluções" aprovaram, com destaques, a minuta de regimento para o início das discussões dos grupos de trabalho.

Para presidente da mesa foi escolhido Marcelo Calheiros Soriano, da DS (Delegacia Sindical) Curitiba. A representante da DS Brasília, Maria Aparecida de Souza Gomes da Silva foi eleita vice-presidente. A diretora de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Bette Maria, assumiu a primeira secretaria e a filiada da DS Pará, Regina Maria, ficou com o segundo posto.

Na suplência, assumiram o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais do Sindifisco Nacional, José Devanir, e o filiado da DS Caxias do Sul, Heinrich Antônio Gerstner.

Os participantes iniciaram as atividades da tarde com análise de conjuntura sobre diversos temas de interesse da Classe, como cortes de gasto no governo, proteção das fronteiras, segurança funcional, fiscalização previdenciária, justiça social, ações dos 28,86%, entre outros.

Eles também elegeram a comissão que elaborará o manifesto dos aduaneiros da RFB (Receita Federal do Brasil) com as propostas aprovadas durante o evento.

Após as explanações, dividiram-se em cinco grupos que trazem os seguintes temas: Aduana de Defesa Comercial; Aduana de Defesa da Sociedade; Aduana de Fiscalização Pós-Despacho; Defesa Política e Valorização das Atribuições Aduaneiras; e Segurança Funcional no Trabalho Aduaneiro e Direitos Trabalhistas Específicos da Atividade Aduaneira.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2011/09-Setembro/Bol505/Grupos_de_trabalho/]}