Participação de aposentados e pensionistas na atividade sindical é indispensável para assegurar direitos da categoria

O direito à paridade é um direito conquistado do qual não podemos abrir mão. Assim o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, iniciou sua fala de abertura no Encontro de Aposentados e Pensionistas das regiões Norte e Nordeste, realizado em Natal (RN), nesta quarta (28). Segundo Isac Falcão, para que esse e outros direitos sejam assegurados, é preciso participação efetiva na atividade sindical e em seus foros de decisão, como as assembleias.
A pandemia e as medidas de isolamento social resultaram, temporariamente, na suspensão das assembleias presenciais. Mas agora, com a diminuição da incidência de Covid-19, diz o presidente do Sindifisco, é fundamental que elas sejam retomadas. “É muito bom poder usar a tecnologia para ter mais uma opção de atividade sindical, mas essa não pode ser a única maneira de os filiados exercerem seus direitos”. Nesse sentido, realizar assembleias híbridas é uma proposta de modelo que permitiria uma maior participação.
Outro ponto abordado por Isac Falcão foi o acúmulo das perdas, decorrentes da inflação, na remuneração da categoria nos últimos anos, que ultrapassa os 30%. Isac relembrou o processo atual a respeito da pauta: a DS de Belo Horizonte aprovou que a pauta fosse apresentada no último CDS; da mesma forma, filiados da DS Recife também definiram, em assembleia previa à reunião do Conselho de Delegacias Sindicais, que a questão fosse pautada. O reajuste do vencimento básico chegou ao CDS como proposta e foi aprovado sem qualquer voto contrário. “As lutas têm de ser abraçadas por toda a categoria. O sindicato não prescinde da força dos aposentados; ao contrário, precisa dessa força”.
Para Isac Falcão, há um processo de retirada de diretos que atinge a todos e cabe resistir a isso. “Precisamos também construir novos direitos. Temos colegas, na nossa carreira, que não terão o direito de se aposentar. A gente precisa tratar isso como prerrogativa do nosso cargo de Auditor-Fiscal”.
Ainda na abertura solene, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, agradeceu a presença dos mais de 140 aposentados, fora os acompanhantes, que aceitaram o convite e vieram ao Erap N/NE.
Kasai também reforçou a importância de que aposentados participem da vida sindical, especialmente das assembleias, a fim de que as ações desenvolvidas pelo Sindifisco Nacional reflitam de fato os anseios dos Auditores, sejam ativos ou aposentados, bem como dos pensionistas.
O período da tarde foi dedicado a informações do Departamento de Relacionamento/Cadastro e do Unafisco Saúde. O secretário-geral do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Hélio Muylaert, destacou a importância de se manter os dados cadastrais atualizados para facilitar o contato entre as diversas diretorias e os filiados. A gerente do Departamento de Relacionamento, Rosecleia Lina, explicou aos presentes como acessar a área restrita do site do Sindifisco e como recuperar senha.
Em seguida, o diretor do Unafisco Saúde, Auditor-Fiscal Adriano Corrêa, apresentou o histórico de crescimento do plano de saúde da categoria e anunciou uma campanha de adesão para que o plano, que em 2023 completa 30 anos de existência, atinja a meta de 30 mil vidas.
Apresentações culturais

A quarta-feira começou com a apresentação do poeta José Acacci, que brindou os participantes com o show “Cocos, cordéis e cantigas”, baseado em repentes autorais e sucessos da música popular nordestina. O ponto alto foi um cordel em homenagem aos Auditores-Fiscais aposentados e aos pensionistas.

À tarde, a orquestra filarmônica Mestre Ubaldo Medeiros fez os participantes dançarem ao som de composições de mestres da música nordestina, como Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas. A orquestra, composta por crianças e adolescentes, é financiada pelo Instituto Vida Videira.
Recepção

Um jantar dançante na noite da terça-feira (27) foi a forma escolhida pela Comissão Organizadora do Erap N/NE para receber os participantes. Um menu variado e um repertório de grandes sucessos da MPB marcaram a animada noite de abertura.