Paranaguá está mobilizada e pronta para o embate

Diante da sinalização do Governo de esticar a negociação com a Classe para o final de julho, os Auditores-Fiscais lotados na Alfândega do Porto de Paranaguá (PR) demonstraram engajamento na mobilização pela Campanha Salarial 2012. Há por parte dos Auditores que atuam na localidade uma grande indignação por conta da excessiva demanda de trabalho na unidade, que perdeu 37% do corpo funcional nos últimos anos.

Os Auditores preveem, inclusive, operação-padrão e outras manifestações, caso necessário. A opção ficou clara durante Assembleia Local realizada na tarde de sexta-feira (13/4), quando o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, visitou o Porto local com o objetivo de debater com os Auditores-Fiscais de Paranaguá estratégias para a Campanha Salarial. A assembleia, convocada pela DS (Delegacia Sindical) local, contou também com a participação de representantes do Comando de Mobilização Regional da 9ª RF (Região Fiscal), como o coordenador do grupo Eduardo Tanaka (Florianópolis) – que também faz parte do CNM (Comando Nacional de Mobilização) – e os Auditores-Fiscais Marcos Alberto Sussumu (Cascavel) e Ciro Rocha (Londrina).

A visita do presidente do Sindifisco Nacional à Alfândega do Porto de Paranguá era bastante esperada. Os Auditores aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a atividade funcional, bem como sobre as ações do Sindicato acerca da pauta reivindicatória da categoria. 

Delarue fez um breve histórico das perdas salariais da Classe desde o último reajuste, em 2008, quando o Governo concedeu aumento escalonado até 2010. Explicou o que o Sindicato já fez pela Campanha Salarial, como a união com outras entidades representativas das carreiras típicas de Estado. Esclareceu o que levou a DEN (Diretoria Executiva Nacional) a optar por uma campanha conjunta com outras carreiras e passou informações sobre a reunião de quinta-feira (12/4) com o secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, quando foi entregue a pauta reivindicatória da categoria.

O sindicalista destacou a importância do engajamento de Auditores de todo o país no movimento, bem como de servidores de outras carreiras, de modo a mostrar para o Governo a unidade e a força da categoria. Ele também ressaltou a relevância da participação de todos os Auditores nas atividades previstas no calendário de ações divulgado pelo Sindicato e pelo CNM. “No dia 9 de maio, temos um encontro marcado. As carreiras típicas de Estado devem parar por um dia e reafirmar a a intenção de não abrir mão de suas reivindicações”, declarou Delarue, ao conclamar os Auditores de Paranaguá a aprovar e participar da paralisação prevista para a data.

Eduardo Tanaka repassou aos Auditores informações sobre as últimas ações do CNM e reforçou as palavras do presidente do Sindifisco Nacional. “Viemos aqui para ouvir de vocês propostas para fortalecer ainda mais o nosso movimento”.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2012/04abril/Bol641/Paranagua]}

Conteúdos Relacionados