Contêineres com mercadorias irregulares são apreendidos

A equipe de fiscalização da Alfândega do Porto de Paranaguá apreendeu, na semana passada, 115 contêineres com mercadorias diversas, como chapas de vidro, bobinas de aço, aparelhos medidores digitais e ferramentas. As mercadorias, que totalizam R$ 2,3 milhões, eram importadas da China e dos Emirados Árabes.

A ação foi resultado de um trabalho de análise de risco, realizado nos últimos quatro meses, a partir do qual a RFB (Receita Federal do Brasil) detectou indícios de fraude na empresa investigada. A Receita fez um monitoramento das cargas e cruzou as informações com as da empresa importadora.

Com esse cruzamento, foi possível perceber que a importadora não tinha porte suficiente para importar grandes quantidades de mercadorias. Diante disso, a equipe concluiu que a empresa estava sendo utilizada como ”laranja” e que os verdadeiros importadores não revelavam suas identidades para sonegar impostos e obter maior lucro na transação comercial.

A empresa ”laranja” tinha sede em Paranaguá, mas o esquema contava com envolvidos de vários estados. Todos já foram notificados. A empresa importadora será declarada inapta, ou seja, deixará de existir. Os reais importadores perderão a mercadoria e também responderão por crime contra a ordem tributária, podendo pegar penas de dois a cinco anos de prisão.

Conteúdos Relacionados