Continua repercussão da mobilização dos Auditores
Os atos dos Auditores Fiscais pelo Dia Internacional contra a Interferência Política na Receita Federal, ocorrido na quinta-feira (3/11) em portos e aeroportos de todo o País, chamaram a atenção da imprensa nacional, juntamente com as ações de mobilização da Classe pela rejeição do relatório do deputado Wellington Roberto (PR-PB) ao PL (Projeto de Lei) 5864/16.
A revista IstoÉ online divulgou na quinta (3) que a categoria protesta “’contra o desmonte’ na Receita e contra tentativas de loteamento do órgão. Os auditores informam que ‘mais de 1300 cargos e funções de confiança já foram entregues’”. À reportagem, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) e o CNM (Comando Nacional de Mobilização) explicaram que a categoria está insatisfeita com a condução do acordo firmado entre Governo Federal e Auditores em março deste ano, que resultou no Projeto de Lei em questão, abrangendo as pautas remuneratória e não-remuneratória. O entrave gira em torno da relatoria do PL na Comissão Especial da Câmara, que ficou a cargo do deputado Wellington Roberto (PR-PB), “’Um dos principais aliados’ do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato”.
O substitutivo ao PL 5864 apresentado pelo relator é “’completamente diferente do projeto original, um relatório que fragiliza e desorganiza a estrutura da Receita Federal e que caiu como uma bomba na casa’”, cita a revista. O segundo substitutivo acolheu 175 emendas e distorceu ainda mais o PL.
Além da revista, outros veículos deram ampla repercussão ao movimento da categoria, que segue paralisada por três semanas. É o caso do portal G1, que registrou a ação no aeroporto de Belém. O site destacou que “A greve atinge principalmente as atividades de fiscalização, lançamento de créditos tributários, concessão de isenções, restituições tributárias e julgamento de recursos”, este último por parte do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
Além desses, outros jornais e sites noticiaram as paralisações dos Auditores Fiscais pelo País. Confira abaixo alguns deles: