Imposto Justo: Sindifisco discute tema com Vicente Cândido

O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, se reuniu com o deputado Vicente Cândido (PT/SP), na tarde de terça-feira (4/2), para discutir o PL (Projeto de Lei) 6094/13, que tem como proposta reajustar os valores das tabelas progressivas mensais do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), das deduções por dependente, das despesas com educação e outras providências.

A proposta foi apensada ao PL 7172/10, do Senado, e está sendo analisada na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. O relator da matéria é o deputado Mauro Benevides (PMDB/CE). A proposta foi apresentada na Casa pelos deputados Vicente Cândido (PT/SP), João Campos (PSDB/GO), Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) e Ricardo Berzoini (PT/SP), a partir de iniciativa do Sindifisco Nacional. 

O objetivo da reunião foi alertar o congressista sobre o quanto o tema está bem posicionado na discussões atuais da sociedade. O assunto teve grande repercussão na imprensa, no início do ano, quando o Governo apresentou o índice de reajuste da tabela do Imposto de Renda, e o fato deve se repetir em abril, quando começa a entrega das Declarações de IRPF e ainda no fim do ano, se o Executivo insistir na não correção adequada dos valores frente aos índices inflacionários. 

“O Sindicato tem conseguido colocar a questão da defasagem da tabela de Imposto de Renda diariamente na mídia. Isso muito contribui para o celeridade do trâmite do Projeto. Já está evidenciada a necessidade de se aplicar plenamente o princípio da capacidade contributiva na cobrança do imposto, de forma a tornar o sistema tributário mais justo”, disse Damasceno. 

O deputado se comprometeu a apresentar os argumentos do Sindifisco ao relator. 

Também participaram da reunião, o 1º vice-presidente da DEN (Diretoria Executiva Nacional), Ayrton Eduardo Bastos, o diretor de Assuntos Parlamentares, Célio Diniz, o ex-presidente do Sindicato, Pedro Delarue, e o ex-diretor de Assuntos Parlamentares, João Santos. 

Adesões – A correção da tabela do IR é uma das bandeiras históricas do Sindifisco, que foi reafirmada e fortalecida em 2013 com o lançamento da Campanha Imposto Justo, que busca mais justiça fiscal. O Imposto Justo recebe adesões através do site www.impostojusto.org.br e facebook, onde pode-se obter todas as informações sobre a proposta.

 

Conteúdos Relacionados