Papa ressalta a importância de cobradores de impostos para uma sociedade mais justa

A importância dos “cobradores de impostos” foi reconhecida pelo Papa Francisco. De acordo com reportagem de O Globo, diante de delegação da Agenzia delle Entrate, o Fisco italiano, o pontífice avaliou a função como vital para a promoção da justiça social. “Na realidade, os impostos são um sinal de legalidade e justiça”, afirmou.
O papa lembrou que os cobradores, função desempenhada no Brasil, na área federal, pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, não costumam ser bem-vistos pela população, mas são cruciais para o funcionamento da sociedade. O papa também disse aos cobradores de impostos que, mesmo que não recebam carinho na terra, eles têm um santo padroeiro no céu.
O religioso defendeu, ainda, que todos têm que pagar sua parte justa de impostos, em especial os mais ricos, para que seus tributos beneficiem os mais pobres. E ao elogiar a escolha de quem paga seus impostos, o Papa denunciou a sonegação fiscal e a economia clandestina.
A mensagem do pontífice, portanto, ressalta a necessidade das sociedades compreenderem a função social da tributação para a construção de uma nação mais justa.