Sindifisco destaca opinião da Classe sobre tributação
O diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Luiz Benedito, participou nesta quinta-feira (15/12) da gravação do programa Panorama Ipea, da NBR, sobre tributação no Brasil. Na edição que vai ao ar na semana que vem (confira horários abaixo), Luiz Benedito e José Aparecido Ribeiro, coordenador de Finanças Sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), discutem com João Cláudio (apresentador do programa) os problemas do sistema tributário nacional no que diz respeito à justiça fiscal.
Na discussão, dividida em três blocos de cerca de oito minutos de duração, os entrevistados avaliaram alguns pontos que contribuem para tornar o sistema tributário regressivo, como a carga sobre o consumo, e soluções possíveis para melhorar a distribuição do peso dos tributos socialmente. “Nós temos proposto algumas mudanças para o incremento qualitativo do sistema, como a tributação sobre a distribuição de lucros e sobre as pessoas jurídicas constituídas com a finalidade de elidir o Imposto de Renda”, defendeu Benedito durante o programa.
Durante o debate, os participantes também avaliaram outras propostas de mudança na estrutura tributária. A desoneração da folha de pagamento foi uma das sugestões analisadas. “Não acreditamos que uma possível redução dos tributos que oneram a folha gere emprego”, alertou Benedito. O diretor ressaltou ainda que quaisquer alterações no sistema devem resultar em maior justiça fiscal. “Tanto os tributos quanto as isenções devem resultar de boas escolhas”, afirmou.
Quem tiver interesse em acompanhar o programa Panorama Ipea, deve sintonizar o canal NBR, nos seguintes dias e horários:
– segunda-feira, às 22h30
– terça-feira, às 8h30 e às 19h
– quarta-feira, às 3h30 e às 6h30
– quinta-feira, às 10h
– sexta-feira, às 10h30
– sábado, às 10h30
– domingo, às 12h30