Palestra marca CDS dedicado ao Unafisco Saúde

O último dia da reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) dedicada a debater o Unafisco Saúde contou com a palestra de Aníbal de Oliveira Valença, representante do plano dos Auditores Fiscais junto à ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), e da Unidas (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde).

Como especialista em autogestão, o médico aposentado traçou um panorama da realidade dos planos de saúde no Brasil. “As dificuldades atingem todos os planos de saúde atualmente. Entre os principais problemas estão as fraudes, que geram prejuízos econômicos aos planos”, explicou. Sobre o atendimento oferecido pelo Unafisco Saúde, Aníbal afirmou que a assistência aos usuários ainda é uma das melhores, em comparação aos planos de saúde semelhantes.

O 2º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Mário Pinho, ressaltou que o debate sobre a situação do plano é extremamente importante para o futuro do Unafisco Saúde. “Todos os planos de saúde têm entraves, mas o que estamos vivenciando não se compara aos problemas de outros planos que conhecemos, e isso se deve à gestão profissional e de qualidade que temos hoje”, disse.

Mário ainda destacou que é necessário levar em consideração dois cenários possíveis: o de aprovação ou não, pelo Senado Federal do PLC (Projeto de Lei da Câmara) 6/2015 (originado no Projeto de Lei 7664/14), que altera o art. 34 da Lei nº 9.656/98, (sobre planos e seguros privados de assistência à saúde) permitindo a não exclusividade do objeto social para as autogestões constituídas antes da vigência dessa norma. “Precisamos lembrar que são 14 mil vidas envolvidas nesta questão, que deve ser tratada com toda a atenção possível”, afirmou.

Por sua vez, a diretora do Unafisco Saúde, Maria Antonieta Rodrigues, informou que a diretoria do plano busca sempre a transparência na gestão. “Colocamos as informações contábeis, pelo menos uma vez por mês, no site para que os filiados tenham acesso. Além disso, temos visitado várias cidades para ter o contato direto com o usuário. Outra iniciativa do Unafisco são ações preventivas de saúde, e isso é benéfico para o usuário e para o Unafisco”, frisou.

Proposta – A elaboração de um estudo técnico que demonstre os custos médios de planos de saúde disponíveis aos servidores do Ministério da Saúde, com a faixa etária e sua evolução, desde 1996, foi aprovada pelo plenário.

O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, lembrou que partiu da DEN (Diretoria Executiva Nacional) a iniciativa de realizar um CDS específico para o Plano de Saúde. “Depois desse debate qualificado, agora vamos levar o que foi tratado aqui para as bases. Se necessário, pautaremos este assunto para o próximo CDS, que será em maio. Faremos debates quantas vezes for necessário”, disse.

Conteúdos Relacionados