Painéis sobre saúde e ambiente de trabalho encerram o Conaf 2023

Os participantes do Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Conaf) 2023, acompanharam, na tarde da sexta-feira (17), dois painéis sobre a saúde física e ambiente laboral saudável. No primeiro deles, o médico oncologista Gabriel Clemente de Brito Pereira convidou os participantes a “um olhar além do Novembro Azul”, que trata do combate ao câncer de próstata, e discutir a importância dos cuidados preventivos contra quaisquer tipos de tumor. 

Segundo o especialista, fatores como o medo de descobrir doenças, menor adesão aos tratamentos recomendados e o maior consumo de álcool e outras drogas, comparado ao gênero feminino, estão entre os principais aspectos que levam os homens a ser mais predispostos a doenças. A falta de atividade física e uma alimentação inadequada também ajudam a agravar o quadro. 

Assista abaixo:

Criando um clima laboral harmonioso 

A Auditora-Fiscal Ênia Briquet falou com os participantes na palestra “A ação criativa dos Auditores-Fiscais na solução de problemas complexos no ambiente de trabalho”. A painelista, que é coordenadora Nacional do Serviço de Mediação da Receita Federal, citou o cientista e biólogo Humberto Maturana para dizer que o ser humano está em constante evolução e, por meio de suas experiências, vai adquirindo crenças, valores, opiniões que serão levadas consigo para quaisquer ambientes de interação social. 

Como formas de contribuir para um ambiente laboral harmonioso, Briquet provocou uma reflexão sobre os valores que estão embasando nossos comportamentos, ampliar nossas premissas para introduzir novas possibilidades de comportamentos, e procurar interagir, escutar e entender as necessidades, interesses e pontos de vista dos outros. 

Assista à palestra na íntegra abaixo: 

Conteúdos Relacionados