Fazenda quer transferir folha da RFB para a COGRH

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) tomou conhecimento de que setores do governo estão pressionando a RFB (Receita Federal do Brasil) a passar a folha de pagamento dos Auditores-Fiscais ativos para a COGRH (Coordenadoria Geral de Recursos Humanos) do Ministério da Fazenda. A medida seria um retrocesso, já que a Cogep (Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas), atualmente responsável pela folha de pagamento, realiza um trabalho de qualidade nessa área.

Quando a administração da folha de pagamento dos Auditores ativos passou da COGRH para a Cogep, o objetivo era agilizar os procedimentos internos de controle de pessoal. A mudança não só conseguiu imprimir esse controle, como permitiu que os eventuais problemas na folha fossem resolvidos mais rapidamente. “Hoje, as questões são solucionadas com mais presteza do que eram no passado”, lembra o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue.

Além desse fato, o Governo tem de atentar para o desperdício financeiro e humano. Quando a folha foi transferida, a RFB fez um treinamento de pessoal e especializou servidores na área. Com a implementação de tal mudança, todo esse investimento seria jogado fora. “Não há nada que justifique o retorno da nossa folha de ponto para a COGRH. É impensável que isso venha a ocorrer. Seria uma mudança completamente desnecessária”, argumenta o presidente do Sindifisco Nacional.

Para a DEN, a volta da folha de pagamento para a COGRH seria um retrocesso que acarretaria um gasto injustificado de recursos públicos, o que, aliás, mereceria uma fiscalização maior dos órgãos de controle do Executivo. Em vez de tirar a folha de pagamento dos ativos da responsabilidade da Cogep, o governo deveria transferir a folha de todos os Auditores-Fiscais aposentados para a coordenação da RFB.

A DEN vai atuar junto às instâncias do Executivo para que essa mudança, caso realmente esteja sendo planejada, não ocorra. Seria antieconômico e contraproducente alterar o que está dando certo, não existindo motivos para mudanças.

Conteúdos Relacionados