Diretoria de Finanças envia cartas às Delegacias Sindicais

As DS (Delegacias Sindicais) do Unafisco estão recebendo esta semana duas correspondências da Diretoria de Finanças da DEN (Diretoria Executiva Nacional). A primeira traz orientações para o preenchimento da DIRF 2009 (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) e a segunda, lembra aos presidentes das DSs que o prazo para o envio das demonstrações contábeis do exercício 2008 se encerra no dia 31 de março de 2009.

DIRF – As Delegacias foram orientadas a enviar para o Unafisco em CD ou por e-mail, os dados da DIRF 2009, relativos ao calendário de 2008, até o dia 5 de fevereiro para serem analisados e inseridos na movimentação da Matriz-DEN, já que o prazo de envio à Receita Federal termina no dia 27 de fevereiro. As informações devem ser preenchidas utilizando o programa Gerador DIRF 2009, disponível no site www.receita.fazenda.gov.br
Demonstrações – A Diretoria de Finanças solicita às DSs que enviem ao Departamento de Contabilidade da DEN o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, além do balancete, razão, diário e parecer do Conselho Fiscal da DS (todas referentes ao período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2008).
A correspondência também alerta para o fato de que as DSs que não enviarem as informações, bem como as que enviarem a documentação sem a assinatura de um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), não farão parte da consolidação dos dados que serão disponibilizados pela DEN ao Conselho Fiscal do Unafisco.