Operação Risco Zero: Auditores-Fiscais param portos e aeroportos ao cobrar a regulamentação da Lei 13.464/17

Durante esta quinta-feira (1º), os Auditores-Fiscais deram uma demonstração de força e determinação participando de diversas ações coordenadas nos portos e aeroportos do Brasil durante a “Operação Risco Zero”. Na pauta de reivindicação, o cumprimento imediato da regulamentação da Lei 13.464/17.
No porto do Rio de Janeiro, os Auditores, ocupantes e não ocupantes de cargo de chefia, chegaram às 7 da manhã desta quinta para dar início à operação com a participação direta do delegado da Alfândega do porto, Auditor Pedro Thiago. O movimento desencadeado no porto do RJ se espalhou também em diversas unidades da Alfândega no restante do país durante todo o dia.
Os atos e a intensificação das ações de fiscalização ocorreram também nos portos de Itaguaí (RJ), de Vitória (ES), de Santos (SP), de Itajaí (SC) e nos aeroportos do Rio de Janeiro, de Salvador (BA), de Campinas (SP), de Guarulhos, (SP), de Manaus (AM), de Porto Alegre (RS), de Recife (PE), dentre outros. A operação também contou com a contribuição dos Auditores da área de tributos internos como forma de engrandecer o movimento.
No Pará, Direção Nacional, Delegacia Sindical e Comando Local de Mobilização (CLM) se reuniram com a superintendente-adjunta da 2ª Região Fiscal, Auditora-Fiscal Altair de Fátima Sampaio, para tratar da mobilização da categoria e, ainda, da realidade das unidades aduaneiras da RFB na 2ª Região Fiscal e de temas como os adicionais de periculosidade e insalubridade. Planejaram e participaram da reunião os Auditores-Fiscais Gabriel Rissato e Aníbal Rivani, integrantes da Direção Nacional, presentes em Belém em virtude do ciclo de visitas a unidades na Região. Veja aqui a nota publicada pela DS/Pará.
Como impacto dos atos desta quinta, de acordo com os relatos dos Auditores, enviados também com fotos e vídeos, houve forte impacto em diversos saguões aeroportuários, pátios portuários e áreas de despacho, com registro de filas e atrasos em muitos procedimentos.
A megaoperação é uma das medidas adotadas para a intensificação das ações do movimento pela regulamentação do bônus de eficiência. “Estamos aqui para denunciar a grave situação que vem acontecendo com a Receita Federal, o descumprimento reiterado da Lei 13.464/2017, a falta de orçamento, a falta de profissionais na aduana e nas fronteiras. É preciso que se dê posse aos aprovados no concurso público, que se recomponha o orçamento e que se regulamente a lei”, disse o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, presente nos atos ocorridos no Rio de Janeiro.
Também participante dos atos do RJ, o diretor suplente do sindicato, Auditor-Fiscal Alexandre Teixeira, ressaltou que as ações de intensificação da mobilização, somadas à “Operação Risco Zero”, são um meio de demonstrar para a sociedade que a categoria exige que se cumpra a lei. “A Aduana protege o país, a indústria, o comércio, impede a entrada de drogas e armas, mas tem sofrido, como toda a Receita Federal, de carência de pessoal, de investimento e de valorização dos Auditores-Fiscais. Estamos demonstrando para a sociedade que exigimos o cumprimento de uma lei de 2017, um acordo de 2016, o único não cumprido pelos sucessivos governos”, reforça.
O membro do Comando Local de Mobilização (CLM) do RJ, Auditor-Fiscal Paulo Torres, endossa a insatisfação da categoria em relação à falta de compromisso do governo. “Como o ministro Haddad [Fernando Haddad, da Fazenda] disse, foi um acordo firmado, sacramentado e transformado em lei. Não se pode ter uma categoria que é importante para sociedade brasileira e fica na insegurança sem ter suas atribuições e remuneração bem definidas”, afirmou.
Movimento intensificado
Seguindo deliberação da Assembleia Nacional do último dia 15, os Auditores-Fiscais aprovaram ações envolvendo três dias de apagão, sempre às terças, quartas e quintas, quando os computadores da Receita não deverão ser ligados, implementação da operação padrão nas aduanas, entre outras ações aprovadas pela categoria.
Veja abaixo imagens dos atos desta quinta-feira (1º) em várias localidades do país.
Porto do Rio de Janeiro
Aeroporto do Galeão
Porto de Salvador
Porto de Suape
Porto de Itaguaí
Porto de Manaus
Aeroporto de Porto Alegre
Porto de Itajaí
Espírito Santo
Santos
Pará
Florianópolis
Viracopos

Mato Grosso do Sul
