DEN acompanha desdobramentos de ação conjunta da RFB e PF

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) está acompanhando de perto os desdobramentos da Operação Ártico, deflagrada na quarta-feira (29/7) pela PF (Polícia Federal) com apoio da RFB (Receita Federal do Brasil). A ação ocorreu em quatro estados e objetivou combater a corrupção e o contrabando por meio da criação de importadoras de fachada.

Durante a Operação, a PF executou 25 mandados de prisão, três dos quais referentes a Auditores-Fiscais – e não quatro como divulgado pela imprensa. Assim que foi informada sobre as prisões, a DEN, por meio do Departamento de Assuntos Jurídicos do Sindicato, liberou a AJI (Assistência Jurídica Individual) aos Auditores. Todos já estão sendo atendidos por advogados. A Diretoria de Defesa Profissional também está acompanhando o caso.

A Operação – De acordo com informações divulgadas pela imprensa, um efetivo de 260 pessoas está envolvido no cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão em 16 cidades. A PF suspeita da participação de policiais civis e também de um federal, que teriam extorquido dinheiro de integrantes da organização. Pelo menos dez servidores públicos estão entre os presos.

Segundo as investigações da PF e da RFB, o esquema sob investigação pode ter provocado um prejuízo de cerca R$ 100 milhões em sonegação de tributos.

Conteúdos Relacionados