Participantes tiram dúvidas com palestrantes
Continua nesta terça-feira (12/5), em São Paulo, a Oficina Parlamentar promovida pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), com o apoio da DS (Delegacia Sindical) São Paulo, que tem por objetivo capacitar os Auditores-Fiscais das regiões Sul e Sudeste para a defesa dos interesses da Classe junto a deputados federais e senadores. O diretor de Assuntos Parlamentares da DEN, Eduardo Neves Moreira, e o adjunto da pasta, João Santos, participaram da mesa de abertura, que contou, também, com a presença do presidente da DS/SP, Luiz Fuchs. Inscreveram-se para a oficina 45 Auditores-Fiscais.
Durante o dia de hoje, as atividades foram coordenadas pelo consultor parlamentar da Câmara dos Deputados Miguel Gerônimo Nóbrega, responsável por explicar o trâmite das proposições legislativas no Congresso Nacional. Amanhã (12/5), o consultor em processo legislativo Antônio Augusto de Queiroz, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), explicará como se dá a relação de forças no parlamento federal.
“A aula do professor Miguel Gerônimo foi muito esclarecedora. Além de extremamente didático, ele tem conhecimento de minúcias na tramitação dos processos. Com essas informações temos mais condições de abordar as pessoas certas quando um projeto de nosso interesse estiver tramitando no Congresso. Antes, trabalhávamos como leigos, agora ficamos profissionais”, elogiou a Auditora-Fiscal aposentada Marilena Fernandina, de Belo Horizonte.
“Com esse conhecimento que estamos adquirindo dos regimentos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Congresso Nacional, tenho certeza de que vamos aperfeiçoar a nossa atuação”, pontuou o Auditor-Fiscal aposentado Edson Abe, de São Paulo, que sempre faz trabalhos parlamentares em Brasília e São Paulo.
Na opinião do diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares da DEN, João Santos, as oficinas deixam os participantes mais capacitados para o trabalho parlamentar. “Geralmente, os colegas que participam dessas oficinas já ajudam a DEN no contato com deputados e senadores, mas não sabiam como funciona o processo legislativo. Agora, eles sabem como agir taticamente para que sejam alcançados os melhores resultados”, avaliou.
Na abertura do evento, o diretor Eduardo Moreira afirmou que as oficinas permitem aos Auditores-Fiscais obter um conhecimento uniforme sobre como atuar junto aos parlamentares, levando a uma melhor defesa das prerrogativas da carreira. Também na abertura da Oficina, o presidente da DS/SP, Luiz Fuchs, argumentou que o trabalho parlamentar é uma das maneiras mais eficazes de atuação pelos interesses da Classe.
A Oficina Parlamentar continua nesta terça-feira (12/5), no hotel Pestana São Paulo, localizado no Jardim Paulista. Este ano, a DEN realizou uma Oficina Parlamentar em Recife, atendendo os Auditores-Fiscais do Norte e Nordeste, e, ano passado, promoveu outras duas em Brasília, direcionadas a filiados de todo o país.
Leia, aqui, relato feito pela DS São Paulo sobre o primeiro dia da oficina.