Oficina Parlamentar leva conhecimentos motivadores a Auditores

A DAP (Diretoria de Assuntos Parlamentares) encerrou, na sexta-feira (27/4), a Oficina Parlamentar oferecida na DS (Delegacia Sindical) Niterói. Durante os três dias de reuniões e palestras, os Auditores Fiscais participantes obtiveram esclarecimentos acerca do funcionamento das Casas legislativas e seus regimentos internos; a tramitação de projetos de lei; e técnicas de abordagem parlamentar, entre outros temas.

Os cerca de 50 participantes também assistiram a palestras de especialistas convidados, com orientações sobre processo legislativo, e debateram a respeito das principais proposições de interesse da categoria em trâmite no Congresso Nacional. A DAP tem como objetivo levar a Oficina à maior quantidade possível de Auditores e, para isso, conta com a parceria das DS (Delegacias Sindicais) na promoção do evento.

Segundo o presidente da DS/ Niterói, Auditor Fiscal Marcelo Bazhuni, a realização da Oficina atende à necessidade de aprimorar o trabalho parlamentar, identificada ao longo dos acontecimentos dos últimos 4 anos. Para ele, as Oficinas devem ser realizadas em todas as Delegacias Sindicais, e a DAP deveria ter maior amplitude de atuação dentro do Sindicato, dado o alto grau de importância e complexidade de atuação da Pasta. “Investimentos como esse devem ser feitos para aproximar a Classe dos parlamentares, buscando a profissionalização e o aprimoramento do trabalho parlamentar feito nas bases”, afirmou Marcelo.

Além dos conhecimentos acerca de Direito Constitucional, Direito Legislativo e Comunicação, a Oficina levou orientações sobre como se portar perante os políticos. “Essa foi uma das melhores oficinas já realizadas. Tivemos bons temas e expositores. O evento também contou com o maior engajamento dos Auditores Fiscais, que estavam disponíveis a aprender sobre o que deve ser feito no trabalho parlamentar”, observou o diretor-adjunto de Estudos Técnicos do Sindifisco, Auditor Fiscal Edison Vieira.

"A Classe precisa se profissionalizar. Não adianta ir ao Congresso Nacional sem saber o que falar e como falar", ponderou a Auditora Regina Fátima, filiada vinculada à DS/ Niterói. Atuante nas atividades sindicais desde que ingressou na Receita Federal do Brasil, Regina garantiu à reportagem que, por meio da oficina, pôde ter uma visão completa do funcionamento do Legislativo brasileiro. "Foi repassado todo o conhecimento que precisa ter para começar a trabalhar com eficiência", afirmou à reportagem. "A oficina é de suma importância e superou minhas expectativas. Agora, aguardo ser convocada para colocar em prática esses conhecimentos."

Boa comunicação — Saber se comunicar bem é um requisito fundamental para executar o trabalho junto aos parlamentares. Inovação da oficina realizada em Niterói, a palestra proferida pela Auditora Fiscal Márcia Irene Werneck abordou sobre a PNL (Programação Neurolinguística) aplicada nesse setor. “A comunicação nesse tipo de atividade é importantíssima e os colegas receberam muito bem esse novo módulo da Oficina e aceitaram de coração as orientações passadas”, afirmou Werneck.

De acordo com a Auditora, o estudo da PNL se baseia na seguinte premissa: o que a pessoa fala repercute no cérebro. Considerando isso em sua apresentação, Marcia ofereceu ainda dicas do que deve ser evitado durante uma conversa com parlamentar, quais posturas devem ser adotadas nos gabinetes e outras questões gerais de comportamento.

Como exemplo do que não fazer, a Auditora elencou alguns pontos, tais como: evitar posturas fechadas de braços e pernas; não falar muito de perto; não colocar a mão no bolso enquanto fala; não apontar o dedo na direção do interlocutor; evitar olhares indiscretos, optar por um olhar em 90º; evitar uma postura curvada; evitar olhar o celular o tempo todo; entre outros.

Para Márcia, o debate foi enriquecedor. “O mais importante de tudo foi a receptividade dos colegas a esse módulo. É um aprendizado para o trabalho parlamentar, e também para a vida”, destacou. Auditores interessados em aprender um pouco do assunto podem consultar o livro recomendado: Introdução a Programação Neurolinguística, do autor Joseph Oconnor.

{yoogallery src=[/images/publicacoes/boletins/2018/05-maio/Bol2128/OficinaParlamentar/]}

Conteúdos Relacionados