Oficina Parlamentar: DEN fomenta capacitação dos Auditores Fiscais
Em continuidade ao programa de capacitação promovido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) para diplomar ainda mais Auditores Fiscais para o trabalho junto aos deputados e senadores, a DAP (Diretoria de Assuntos Parlamentares) começou, na quarta-feira (25/4), mais uma Oficina de Trabalho Parlamentar, desta vez, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A realização do evento, que vai se estender até sexta-feira, dia 27, tem a parceria da DS (Delegacia Sindical) Niterói (RJ) e reúne quase 50 filiados interessados em saber mais sobre o funcionamento do Parlamento.
O evento foi aberto pelo presidente da DS Niterói, Auditor Fiscal Marcelo Bragança Bazhuni, que ressaltou as iniciativas da DS em relação ao trabalho parlamentar de base, como os chamados “Cafés com Políticos”, já feitos com os deputados Soraya Santos (PR/RJ) Chico D’Angelo (PDT/RJ) e Roberto Salles (PRB/RJ).
Em seguida, os diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores Fiscais Devanir Oliveira e Maíra Giannico, saudaram os participantes e resgataram os principais momentos vivenciados desde 2016 pela categoria no Parlamento, as dificuldades e particularidades da atividade parlamentar e a necessidade crescente de qualificação dos Auditores Fiscais para o trabalho.
“Esse evento faz parte de uma iniciativa maior da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional, chamada ‘Projeto Sindifisco no Parlamento’ que, entre outros pontos, visa a capacitação para o trabalho parlamentar”, destacou Devanir Oliveira.
Programação – Nesse 1º dia, a palestra foi proferida pelo professor Miguel Gerônimo Nóbrega Netto, que é mestre em Poder Legislativo, bacharel em Economia e Direito e especialista em Processo Legislativo, matéria sobre a qual possui vários livros publicados. Além disso, ele é servidor da Câmara dos Deputados há mais de 30 anos, é analista legislativo e atua como assessor da Diretoria Legislativa. Gerônimo discorreu sobre o funcionamento das casas legislativas e seus regimentos internos, o trabalho das Comissões, a tramitação dos diversos tipos de proposições legislativas, entre outros temas.
“É muito gratificante notar que a categoria reconhece a importância do trabalho parlamentar para o futuro do nosso cargo e tem buscado uma preparação efetiva para tal atividade. O papel da Diretoria de Assuntos Parlamentares é fomentar esse interesse, buscar a ampliação da quantidade de Auditores engajados nessa atividade, dar os instrumentos para a sua realização e tornar o trabalho parlamentar nas bases e em Brasília algo permanente e efetivo", comentou a diretora Maíra Giannico.
Além da apresentação dos diretores da DAP sobre as principais matérias de interesse da classe em tramitação na Câmara e no Senado, o evento contará ainda com um módulo sobre a atuação e o monitoramento da atividade parlamentar, e um terceiro, que detalhará técnicas de abordagem aos parlamentares, a questão comportamental e a comunicação, baseando-se nos conceitos da PNL (Programação Neurolinguística).
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2018/04-abril/Bol2124/GALERIA/]}