Oficina de Relações Institucionais e Governamentais tem nova equipe formada em Fortaleza

Os Auditores-Fiscais da 3ª Região Fiscal concluíram o curso de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, promovido pela Diretoria de Assuntos Parlamentares, em parceria com a Delegacia Sindical do Ceará. Esta é a quinta edição de um ciclo de dez.
O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de setembro, na sede da DS. Os dois dias de capacitação foram conduzidos pelos consultores da Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Luiz Alberto dos Santos e Antônio Augusto de Queiroz, e pelos diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore. O conteúdo do curso envolveu temáticas como políticas públicas, processo decisório, papel do Poder Legislativo e dos parlamentares, importância da representação de interesse, dentre outros assuntos.
De acordo com o diretor Floriano, o curso promoveu esclarecimento sobre o processo legislativo, forneceu informações aprofundadas sobre o funcionamento da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e detalhou a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 (PLOA). “Ao fim, tivemos a já tradicional dinâmica de troca de experiências entre os participantes. A diretoria certificou-se de que os novos Auditores-Fiscais estarão integrados ao grupo de trabalho parlamentar do Sindifisco Nacional”, acrescentou.
“A oficina de Fortaleza foi outro passo rumo ao estabelecimento de um grupo coeso e mais capacitado para exercício do trabalho parlamentar. Os participantes estavam muito animados e se colocaram à disposição para ajudar nas demandas da categoria junto ao Congresso Nacional”, destacou a diretora Patrícia Fiore.
Conforme o consultor Antônio de Queiroz, a oficina em Fortaleza foi muito proveitosa. “Tivemos uma turma participativa, qualificada e, sobretudo, interessada. O debate foi de alto nível e focado nos temas de interesse da categoria”, explicou.
“O curso em Fortaleza foi muito dinâmico e enriquecido pela participação dos Auditores-Fiscais. Alto nível de engajamento nas discussões sobre políticas públicas e desafios para a Receita Federal”, afirmou Luiz Alberto.
A próxima oficina ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, no Recife (PE), direcionada aos Auditores-Fiscais da 4ª Região Fiscal. As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela Delegacia Sindical local, que encaminhará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.
Sobre a capacitação
Em 2022, a Direção Nacional do Sindifisco iniciou o projeto piloto com a capacitação de duas turmas, num total de 60 Auditores-Fiscais. Até 2024, serão promovidas dez edições do curso, uma em cada região Fiscal, em parceria com as Delegacias Sindicais locais. Cada turma tem capacidade para até 30 pessoas, e as oficinas são coordenadas pela empresa de consultoria Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas.