Oficina de Relações Institucionais e Governamentais promovida pela Diretoria de Assuntos Parlamentares tem avaliação positiva dos participantes

Cinquenta e seis Auditores e Auditoras-Fiscais de todo o Brasil participaram das duas turmas iniciais do Projeto de Oficinas de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, promovido pelo Sindifisco Nacional. As atividades foram ministradas no decorrer desta semana, em Brasília, com as despesas custeadas pela Direção Nacional. O objetivo é promover a capacitação e aprimoramento dos filiados interessados em contribuir com o trabalho parlamentar realizado pela entidade no Congresso Nacional e nas bases eleitorais. No encerramento de cada turma, os participantes puderam compartilhar suas impressões, sugestões e encaminhamentos para as próximas oficinas.

Durante o encerramento da primeira turma, a 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Nobre Saraiva, agradeceu a participação dos filiados e ressaltou que o evento foi muito produtivo e certamente renderá bons frutos. Ela convocou os participantes a atuar de maneira mais constante no trabalho parlamentar, de forma que seja possível criar um relacionamento com os congressistas.

O Auditor-Fiscal aposentado José Gonzaga Filho, presidente da DS/Maceió, foi um dos participantes da primeira turma. Com experiência no trabalho parlamentar desde meados dos anos 1980, ele considera a atualização fundamental para garantir que as pautas da categoria sejam bem conduzidas junto aos congressistas. “Gostei muito da atividade. Os dois profissionais escolhidos como ministrantes certamente estão entre os melhores do Brasil nessa área. É uma atividade fundamental, porque sem aperfeiçoamento você não vai a lugar nenhum”, afirmou.

Dejanira Braga, diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DS/Curitiba e diretora suplente da Direção Nacional, também aproveitou a oportunidade para garantir a atualização em relação ao tema. “Já participei durante muitos anos do trabalho parlamentar, mas estava bem afastada há tempos. As comissões são fundamentais, e talvez ali se decida coisas muito mais importantes do que quando a pauta chega ao parlamentar. Para se ter a prática, é preciso ter a parte teórica”, observou.

A avaliação incluiu tópicos como conteúdo, tempo, didática, esclarecimento de dúvidas e material utilizado. A partir desse feedback dos participantes, serão realizados ajustes para as próximas oficinas, previstas para 2023, nas dez Regiões Fiscais. No encerramento da segunda turma, o Auditor-Fiscal aposentado José Cezar Matesich Pinto, autor do livro “A Saga dos Açorianos e outras Poesias”, fez uma declamação de sonetos de sua autoria.

As aulas do Curso de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas foram ministradas pelos consultores Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e Luiz Alberto dos Santos, consultor legislativo do Senado Federal. Na terça-feira (23), o deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) fez uma visita à oficina.

Conteúdos Relacionados