O início de uma nova era no Sindifisco Nacional

Conhecida como a Terceira Revolução Industrial, a Revolução Digital marcou o início da Era da Informação. Muitos nomes ficaram famosos por suas invenções e pelo modo como elas afetaram nossas vidas pessoais e profissionais. Entre esses nomes, é impossível não mencionar Bill Gates e Steve Jobs.

As histórias desses famosos personagens se confundem num misto de rivalidade e amizade. Talvez sem esse relacionamento, hoje, não teríamos os avanços que permeiam o nosso cotidiano. Mas nem tudo foram flores. Havia muitas resistências às mudanças, principalmente quando alguma coisa não saía perfeita. Bill Gates protagonizou diversos “micos” nas apresentações do seu Windows e Jobs chegou a ser expulso da empresa que ele mesmo criou, a Apple. Ambos tinham uma característica em comum: eles não desistiram na primeira derrota, perseveraram até vencer.

Atualmente não conseguimos imaginar como seria o trabalho dos Auditores-Fiscais sem contar com os recursos da tecnologia. As pesquisas na internet, o uso de softwares para o cruzamento de dados e a produção de informações, necessários ao enquadramento legal que leva à tomada de decisões, se tornou corriqueiro nas unidades da Receita Federal. Mas essa evolução aconteceu de forma muito mais lenta dentro da entidade que representa um cargo que não se imagina trabalhar sem esses recursos tecnológicos.

Essa história começou a mudar de maneira mais sólida no ano passado, quando a Assembleia Nacional entendeu que era hora de a entidade começar a promover um aperfeiçoamento da democracia interna, ampliando a base de participantes nas reuniões por meio da tecnologia. Aprovado o regulamento para a realização das reuniões de assembleia por meio telepresencial a entidade saía do campo da ideação para a inovação. Foram meses de pesquisa e desenvolvimento de um software que pudesse oferecer usuabilidade e segurança aos filiados. Nesse processo, foram envolvidos profissionais de diversas áreas, com especial destaque para o departamento de tecnologia da informação, o relacionamento, o jurídico, a comunicação e o financeiro.

O Sindifisco Nacional estava pronto. Veio a pandemia do coronavírus que arrasou diversas entidades país afora. Mas o Sindifisco já tinha tomado a vacina tecnológica contra a epidemia que forçou uma mudança brusca na forma de atuação de toda a aldeia global. Do dia para a noite, a entidade se viu forçada a mudar os meios de atuação. A Direção Nacional promoveu o regime de home office para o trabalho dos funcionários, conseguiu promover webinares contando com a participação de parlamentares, nomes respeitados na academia e na imprensa, deu andamento ao Sindifisco nas Bases e iniciou uma série de eventos online de interesse da classe. Para se ter uma ideia o último webinar do jurídico, que tratou da ação da GAT, contou com a audiência de mais de 1.200 Auditores filiados.

Uma das premissas da atual Direção Nacional sempre foi aumentar o nível de participação dos filiados, visando concretizar em suas ações a maior representatividade possível. E os indicadores não deixam dúvidas. Para se ter uma ideia, o número de participantes da assembleia do Unafisco Saúde em 2019, em formato exclusivamente presencial, foi de 620 votantes. Esse ano, em formato telepresencial, tivemos um recorde com mais de mil votantes.

Consciente da necessidade de aperfeiçoamento das ferramentas de tecnologia de informação que permearam a histórias dos grandes nomes dessa nova era, o Sindifisco Nacional seguirá aprimorando o desenvolvimento dos sistemas para promover a maior participação, a representatividade e o engajamento da classe. É dessa forma que a democracia interna será ampliada e aperfeiçoada. A voz e a vontade da maioria devem prevalecer sempre!

“As pessoas sempre têm medo das mudanças. Tinham medo da eletricidade quando foi inventada.” (Bill Gates) 

Conteúdos Relacionados