O Globo volta a repercutir possíveis ingerências na RFB

Pelo segundo dia seguido, o jornal O Globo tratou da situação de possível ingerência externa na RFB (Receita Federal do Brasil), que pode ter resultado na exoneração do subsecretário de Fiscalização do órgão, Auditor-Fiscal Caio Marcos Cândido. 

Na quarta-feira (16/10), com o título “Alívio nas dívidas prejudica Fiscalização”, a publicação ressalta que os novos programas de parcelamento de dívidas tributárias anunciados recentemente pelo Governo prejudicaram o trabalho de fiscalização da Receita Federal. “Segundo técnicos do Fisco, de um total de R$ 84 bilhões em autuações feitas a grandes contribuintes em 2013 por sonegação fiscal, mais de 60%, ou R$ 52 bilhões, são relativos a débitos que poderão ingressar nos parcelamentos. Essas empresas terão a chance de escapar da cobrança imediata para pagar o que devem em condições muito mais favoráveis, num prazo longo e com redução de multas e juros”, registra o jornal.

Na matéria, O Globo reforça ainda que, para os técnicos, “o impacto dos parcelamentos no trabalho de combate à sonegação foi um dos fatores que levaram o Auditor-Fiscal Caio Marcos Cândido a pedir demissão do comando da Subsecretaria de Fiscalização na semana passada”.

Já na versão online, o texto acrescenta que o Fisco considera que os programas de parcelamento de dívidas tributárias são um estímulo à inadimplência e um prêmio aos sonegadores.

No dia anterior (15/10), o mesmo jornal destacou as possíveis ingerências políticas na RFB em texto que reporta o trabalho do Sindifisco em busca de apoio no Congresso para discutir o assunto. Confira.

 

 

Conteúdos Relacionados