O Globo: “Um milhão a mais vão declarar IR este ano”
O anúncio da RFB (Receita Federal do Brasil) sobre as novas regras para a declaração de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) feito na sexta-feira (21/2) foi destaque de matéria do jornal o Globo no dia seguinte (22), cujo título anunciou: Um milhão a mais vão declarar IR este ano”. A mesma matéria destaca levantamento do Sindifisco Nacional que trata da defasagem da tabela de IR, estudo que afirma que mais pessoas pagam imposto de renda devido a não correção adequada da tabela de IR.
O jornal aponta que a RFB espera receber 27 milhões de declarações este ano, quase um milhão a mais que em 2013. A publicação assinala ainda que em “dez anos, houve aumento de 8,2 milhões de declarantes”. O texto destaca ainda que, em 2013, a tabela foi corrigida em 4,5%, mas o IPCA ficou em 5,91% no ano passado.
“E os trabalhadores tiveram ganho de renda superior à inflação. Segundo o IBGE, rendimento dos trabalhadores das seis maiores regiões metropolitanas do país avançou 1,8% acima da inflação em 2013”, destaca trecho da matéria.
O jornal ouviu o presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, que reiterou que a defasagem da tabela tem sido um mecanismo de inclusão de pessoas, antes isentas do pagamento do IR, como pagadoras.
Damasceno defende que o Governo corrija essa diferença ao longo da próxima década a partir do próximo ano e revise a tabela com base na variação do rendimento médio do trabalhador, medida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Ao manter essa defasagem em relação ao IPCA, o governo está incluindo como contribuintes muitos que não deveriam pagar Imposto de Renda. E há pessoas que poderiam estar pagando menos”. Confira aqui a íntegra da matéria.
A matéria ainda informa sobre quem está obrigado a apresentar a declaração, sobre os meios para o envio dos dados (tablets e smartphones), das deduções e dos cuidados que o contribuinte deve observar ao preencher sua declaração.