O Globo destaca ação do Sindicato por Justiça Fiscal
Em matéria que deu origem à manchete da edição de sexta-feira (3/5) do jornal O Globo, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, reforça a iniciativa do Sindicato de elaborar Projeto de Lei para propor a correção da tabela do Imposto de Renda. No texto, Delarue ressalta que a ideia é vincular as alterações na tabela à variação do aumento médio da renda do trabalhador medido pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a partir de 2015.
A reportagem aborda o recorde no envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física e lembra que a defasagem na tabela do Imposto de Renda – aliada aos ganhos salariais do cidadão e a inflação – motivaram a elevação no número de envio de declarações.
“O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) afirma que a defasagem da tabela do IR chega a 66,44% entre 1996 e 2012. Enquanto a inflação acumulada (IPCA) ficou em 189,54% no período, a correção da tabela foi de 73,95%”, revela o jornal.
“Os trabalhadores, em especial os de baixa renda, são os mais prejudicados”, salienta o presidente do Sindifisco Nacional.
A matéria destaca ainda que, segundo o estudo do Sindifisco, hoje o limite de renda livre de IR deveria ser muito mais alto no Brasil. “Se a correção da tabela tivesse sido integral, a faixa de isenção saltaria dos atuais R$ 1.637,11 para R$ 2.724,80. Na prática, sem o repasse das perdas com a inflação para a tabela, os contribuintes são obrigados a recolher cada vez mais imposto sobre a sua renda”.