Comissão de Sistematização aprova voto nominal no CDS
A Comissão de Sistematização, que está elaborando a minuta do novo estatuto, prossegue com a série de reuniões, em Brasília, para discutir as propostas enviadas pelos Auditores-Fiscais de todo país. Nesta terça-feira (3/3), o grupo continuou tratando do eixo “Das Instâncias”. Foram concluídos os temas que tratam do CDS (Conselho de Delegados Sindicais), da Diretoria Nacional e do Conselho Fiscal.
Dentre as novidades aprovadas, foram acatadas as sugestões de que todas as votações do CDS sejam nominais, a criação de seis novos cargos na Diretoria Nacional, sendo eles de 2º Adjunto de Assuntos Jurídicos, de 2º Adjunto de Defesa Profissional, 2º Adjunto de Comunicação Social, de Adjunto de Relações Intersindicais, além da criação dos cargos de Diretor e Diretor-Adjunto de Defesa da Seguridade Social. Também foram aprovadas regras para publicação de manifestos das DSs (Delegacias Sindicais) no site do Unafisco.
Nesta quarta-feira (4/3), a comissão volta a se reunir para dar continuidade à discussão do eixo “Das Instâncias”. Segundo o diretor-secretário do Unafisco, Ricardo Skaf, faltam poucos itens para finalizar os debates sobre esse eixo, o que permitirá partir para outras temáticas como repartição da receitas, do patrimônio e, depois, das considerações finais, que são as disposições gerais, finais e transitórias. “Hoje avançamos bastante, vimos mais de 40 artigos do estatuto e dezenas de propostas”, afirmou Skaf.
Na avaliação do diretor de Relações Intersindicais do Unafisco, Dagoberto da Silva Lemos, as discussões têm tornado o estatuto mais democrático, porque permitem ampliar as possibilidades de divulgação de dados e participação. O grupo tem até sexta-feira, dia 6, para finalizar os trabalhos e divulgar o esboço da minuta, juntamente com um relatório e relação das propostas acatadas, as parcialmente acatadas e as não-acatadas.