Comissão de Sistematização finaliza análise das propostas
A Comissão de Sistematização, criada com objetivo de elaborar a minuta de estatuto da nova entidade, concluiu a análise das propostas enviadas pelos Auditores-Fiscais nesta quinta-feira (5/3). Hoje foram abordadas as disposições transitórias e gerais do novo estatuto.
O grupo deliberou que será criada uma Diretoria de Transição, que ficará responsável pelo andamento burocrático da unificação, até a posse da primeira diretoria eleita, que acontecerá no dia 14 de setembro. A presidência da diretoria será divida entre os presidentes do Unafisco, Pedro Delarue, e da Fenafisp, Lupércio Montenegro.
Até a posse da nova diretoria eleita, as mudanças contidas na minuta do novo estatuto não irão interferir nas gestões do Unafisco e da Fenafisp, como explicou o diretor-secretário do Unafisco, Ricardo Skaf. “A diretorias vão continuar atuando com base em seus respectivos estatutos até a unificação”, resumiu Skaf.
Também foi aprovada pela Comissão uma cláusula de destinação, que determina como se dará a união do patrimônio da Fenafisp e do Unafisco. Até a data da unificação, as entidades deverão se concentrar no levantamento dos respectivos patrimônios. Por fim, a comissão deliberou a criação do Conselho Curador Jurídico.
Na avaliação do diretor de Relações Intersindicais, Dagoberto da Silva Lemos, a minuta de proposta cria inovações, observando as propostas que vieram da base. Amanhã (6/3), será feita uma leitura de todos artigos e atas. O grupo espera a finalizar a minuta do novo estatuto até as 16 horas.