Nova turma é formada para o trabalho parlamentar em Campo Grande (MS)

Chegou ao fim nesta terça-feira (4) a terceira edição da oficina de “Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas”, que ocorreu em Campo Grande, voltada para os Auditores-Fiscais da 1ª Região Fiscal, em parceria com a Delegacia Sindical do Mato Grosso do Sul, sob coordenação da Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional.

Antônio Augusto de Queiroz

A oficina contou com a mentoria dos consultores da empresa Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Luiz Alberto dos Santos e Antônio Augusto de Queiroz. Trataram de temáticas como políticas públicas, processo decisório, o papel do Poder Legislativo e dos parlamentares, a importância da representação de interesse, dentre outros assuntos.

“O curso em Campo Grande foi mais uma excelente oportunidade de troca de conhecimentos e experiências. A interação do grupo com os professores foi excelente, enriquecendo os conteúdos apresentados.”, ponderou Luiz Alberto.

O objetivo da oficina é aumentar o efetivo de Auditores e Auditoras-Fiscais, ativos e aposentados, aptos à atuação junto aos senadores e deputados federais, tanto em Brasília quanto nas bases eleitorais.

Para o diretor da pasta, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, esses encontros proporcionam riqueza de conhecimento. “Além de apresentar conteúdos aos participantes, para aprimorar o trabalho parlamentar, a diretoria tem a chance de escutar os colegas. Saímos do evento com excelentes ideias trazidas pela base e trouxemos outras demandas de especificidades das áreas de fronteira que repassaremos à Direção Nacional”, informou.

Já a diretora-adjunta, Auditora-Fiscal Patrícia Fiore, enfatizou a importância dos encontros presenciais. “Queremos que os Auditores-Fiscais voltem a ter essa sensação de pertencimento a um grupo. A pandemia acabou isolando muito as pessoas, e nossa força está justamente na coesão”, destacou.

A próxima capacitação ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto, em Manaus, direcionada aos Auditores-Fiscais da 2ª Região Fiscal. As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela Delegacia Sindical, que fará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.

Sobre a capacitação

Em 2022, a Direção Nacional do Sindifisco iniciou o projeto piloto com a capacitação de duas turmas, num total de 60 Auditores-Fiscais. Até 2024, a Diretoria de Assuntos Parlamentares pretende promover mais sete edições do curso, totalizando as dez Regiões Fiscais, em parceria com as Delegacias Sindicais. As turmas comportam até 30 pessoas, e as oficinas são coordenadas pela empresa de consultoria Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas.