Nova turma apta ao trabalho parlamentar é formada em Manaus

Encerrou-se na última sexta-feira (18) mais uma turma do Curso de Relações Institucionais e Governamentais, Processo Decisório e Políticas Públicas, desta vez voltada para Auditores-Fiscais da 2ª Região Fiscal, em Manaus. A capacitação foi promovida pela Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, em parceria com a Delegacia Sindical do Amazonas. Esta é a quarta edição de um ciclo de dez.

Os dois dias de imersão no trabalho parlamentar (17 e 18) foram conduzidos pelos consultores da Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas, Luiz Alberto dos Santos e Antônio Augusto de Queiroz, e pelos diretores de Assuntos Parlamentares, Auditores-Fiscais Floriano de Sá Neto e Patrícia Fiore. Abordou temáticas como políticas públicas, processo decisório, o papel do poder legislativo e dos parlamentares, a importância da representação de interesse, dentre outros assuntos.

“Quero deixar registrada a participação ativa e efetiva dos Auditores-Fiscais da 2ª Região, a parceria feita com as Delegacias Sindicais, em particular com a DS/Amazonas. Recebemos diversas sugestões, dentre elas a instituição de um banco de proposições legislativas para aperfeiçoamento da legislação tributária, aduaneira e previdenciária, que a diretoria vai procurar dar seguimento”, destacou Floriano de Sá Neto.

Patrícia Fiore enalteceu a participação dos Auditores e suas contribuições. “Contamos com a participação de alguns colegas neófitos e de outros experientes com trabalho na base. Isso é ótimo para fomentar a troca de experiências, para que consigamos ampliar a rede de trabalho parlamentar, em uma atuação mais próxima dos congressistas”, disse.

“O curso em Manaus foi mais uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências sobre o Estado, instituições e políticas públicas. Foi extremamente proveitosa a interação com a turma, que mostrou grande sensibilidade política”, acrescentou Luiz Alberto.

A próxima oficina ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro, em Fortaleza (CE), direcionada aos Auditores-Fiscais da 3ª Região Fiscal. As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela Delegacia Sindical local, que fará as indicações dos filiados à Diretoria de Assuntos Parlamentares, por meio do preenchimento de formulário específico enviado via e-mail.

Sobre a capacitação

Em 2022, a Direção Nacional do Sindifisco iniciou o projeto piloto com a capacitação de duas turmas, num total de 60 Auditores-Fiscais. Até 2024, serão promovidas dez edições do curso, uma em cada região Fiscal, em parceria com as Delegacias Sindicais locais. Cada turma tem capacidade para até 30 pessoas e as oficinas são coordenadas pela empresa de consultoria Diálogo Institucional Assessoria e Análise de Políticas Públicas.

Conteúdos Relacionados