Acesso ao Conectividade Social e envio da GFIP mudam em 2012
Em função da grande busca de informações por parte das DS (Delegacias Sindicais) sobre mudanças no acesso ao Conectividade Social e sobre o envio da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência) mensal, a Diretoria de Finanças do Sindifisco Nacional esclarece que está avaliando as ações a serem implementadas, bem como o modelo de procuração a ser outorgado aos responsáveis pelo envio mensal e se pronunciará em breve sobre o assunto.
As dúvidas se referem à circular da CEF (Caixa Econômica Federal) nº 547, de abril de 2011, e sobre a MP (Medida Provisória) nº 2.200-2, que (grosso modo) estabelecem a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira) como forma de acesso ao canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social. O texto divulgado pela Caixa Econômica institui o acesso ao Conectividade Social, inclusive para envio e recebimento de arquivos, exclusivamente por meio da internet, no endereço https://conectividade.caixa.gov.br ou no site da CEF. No entanto, a mudança só se torna obrigatória a partir de 2012.
Por isso, a Diretoria informa que, até o dia 31 de dezembro deste ano, permanece inalterado o acesso e o envio da GFIP mensal por parte das delegacias sindicais. Isto é, até essa data a versão do Conectividade Social que utiliza os certificados digitais em padrão diferente do ICP-Brasil permanecerá disponível e sem alterações.