Nota: Sindifisco Nacional lamenta problemas na entrega da declaração do IR

Veja abaixo a nota de posicionamento do Sindifisco Nacional:

(Veja aqui a repercussão no site Antagonista)

O Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) lamenta os problemas apresentados na entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano. As falhas no sistema são reflexo dos graves problemas no orçamento que a Receita Federal sofre em 2022, alinhados com a falta de reposição do quadro de Auditores-Fiscais. Desde 2014 não são realizados concursos públicos, o que causou a perda de quase 40% do efetivo dentro da Receita Federal. Os motivos que levam à deterioração do ambiente informatizado da Receita são os mesmos que levam os Auditores-Fiscais a se mobilizarem.

Esse cenário causa um profundo transtorno em qualquer instituição, seja pública ou privada. Porém, quando um órgão como a Receita Federal sofre perdas tão significativas, como ter que lidar com uma das maiores crises orçamentárias da sua história, com a perspectiva de não ter recursos para findar todas as suas obrigações já em maio deste ano, o descaso do governo federal fica evidente, afetando diretamente a vida de 30 milhões de declarantes do Imposto de Renda.

O Sindifisco espera que o governo federal demonstre compromisso com a sua população e respeite o trabalho da Receita, dando aos Auditores-Fiscais as condições necessárias para a prestação de um serviço de qualidade para os brasileiros, restaurando o orçamento, realizando o concurso público e regulamentando a lei 13.464/2017.

Isac Falcão, presidente do Sindifisco Nacional

07/03/2022

Conteúdos Relacionados