Nota Pública

O futuro ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou, nesta quinta-feira (22/12), o nome do advogado e procurador municipal de São Paulo Robinson Barreirinhas como o próximo secretário da Receita Federal do Brasil (RFB).

A nomeação de uma pessoa de fora da carreira de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil causa preocupação à direção do sindicato e à categoria. Dada a estrutura singular do órgão na administração pública brasileira, a condição de secretário demanda conhecimentos técnicos, normativos e institucionais muito específicos que se adquirem com anos de exercício profissional no cargo de Auditor-Fiscal.

O tempo necessário para o conhecimento da casa pode levar a atrasos injustificáveis nas mudanças estruturais e emergenciais que a RFB necessita para recuperar seu papel de órgão de Estado republicano, perdido por seguidas administrações descompromissadas com o interesse público. Um secretário sem familiaridade com as estruturas internas corre o risco de manter intactas as formas de gestão atuais, que tantos problemas já produziram, dentre os quais, um profundo sentimento de desmotivação nos seus quadros funcionais. Diante do desmonte do órgão e da necessidade de combater a sonegação e aumentar a arrecadação tributária, o Brasil não dispõem desse tempo de adaptação!

Apesar de a equipe econômica não ter aproveitado as indicações da lista tríplice e, tampouco, de outros Auditores-Fiscais, a direção do Sindifisco Nacional continuará atuando no sentido de buscar e construir canais de diálogos com o novo governo.

Dado o papel estratégico da RFB e a missão intrínseca do sindicato, o Sindifisco Nacional se reunirá com o próximo secretário a fim de apresentar um diagnóstico do órgão, apontar os gargalos e as precariedades da administração tributária, alertar contra as evidências de aparelhamento político e apresentar as demandas reivindicatórias dos Auditores-Fiscais. Neste primeiro encontro também cobraremos medidas concretas para resgatar a missão da instituição, que são exigidas pelo Estado e pela sociedade brasileira.

Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – Sindifisco Nacional