Posicionamento do Sindifisco sobre caso Gilmar Mendes tem repercussão na imprensa
A imprensa repercutiu, no fim de semana, a nota divulgada na sexta-feira (8/2) pelo Sindifisco Nacional, acerca do vazamento de informações sigilosas envolvendo dossiê oficial do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.
“Em nota, o Sindifisco reiterou a defesa dos princípios e normas constitucionais que condicionam toda fiscalização ao respeito das garantias fundamentais e ao respeito do sigilo fiscal dos investigados”, disse a reportagem do Jornal Nacional, na noite do sábado (9/2).
Conforme relatado no JN, no mesmo dia o ministro Gilmar Mendes solicitou, por meio de ofício encaminhado ao presidente da Suprema Corte, ministro Dias Toffoli, a apuração sobre “os termos da investigação contra ele na Receita Federal”.
O site da IstoÉ e o jornal Valor Econômico também destacaram a posição do sindicato, que, embora tenha criticado a quebra do sigilo fiscal, expressou a expectativa de que a fiscalização seja resguardada de ingerências externas e respaldada firmemente pela Receita Federal.
A nota do Sindifisco foi repercutida ainda pela Jovem Pan e pelo Jornal do Brasil, entre outros veículos de comunicação.