Nota de Repúdio aos recentes atentados contra o Estado

O Sindifisco Nacional (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), considerando os graves acontecimentos dos últimos dias protagonizados pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, vem a público repudiar veementemente as ações praticadas pelo outrora parlamentar.

A violência dos atos de Roberto Jefferson é resultado direto do clima de ódio e beligerância fomentado, principalmente, pelos representantes do atual governo federal. Qualquer tipo de violência é inaceitável e quando esta é praticada contra uma ministra do Supremo Tribunal Federal e, na sequência, contra policiais federais, no estrito cumprimento de seu dever legal, adquire contornos especialmente perversos.

Todas as crises que a sociedade brasileira vive sempre foram superadas pela democracia e é nela que devemos depositar nossas esperanças. Para exercê-la, contudo, é essencial que tenhamos instituições públicas isentas e fortalecidas. Um ataque a tais instituições é, portanto, uma ameaça à própria ordem democrática. Os Auditores-Fiscais da Receita Federal sentiram na pele tal ameaça quando o colega José Antônio Sevilha foi emboscado e assassinado em 2005, em caso que só foi definitivamente julgado na madrugada deste último sábado (22).

Diante do exposto, o Sindifisco Nacional se solidariza com as vítimas destas ações criminosas e reafirma seu compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a Constituição Federal de 1988 e com a defesa do Estado brasileiro e de suas instituições.

Brasília, 24 de outubro de 2022.

Conteúdos Relacionados