Aduanas: “Fronteira em Foco foi fundamental”, diz Brayner

Durante as festividades pelo Dia Internacional da Aduana na segunda-feira (28/1), em Brasília, o coordenador-geral da Coana (Coordenação de Administração Aduaneira), Auditor-Fiscal Dário da Silva Brayner Filho, ressaltou a importância do projeto Fronteira em Foco, criado pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) como suporte para o fortalecimento da Aduana.

“O Projeto Fronteira em Foco foi fundamental para determinar investimentos e readequação estrutural dos pontos de fronteiras”, salientou o coordenador-geral.

As considerações de Brayner sobre a importância do projeto, desenvolvido a fim de promover a segurança e a melhoria das condições de trabalho dos Auditores-Fiscais lotados nas unidades de fronteira, somam-se a outras tantas proferidas por políticos e autoridades desde o início do Fronteira em Foco, em outubro de 2010.

No ano seguinte, foi apresentado no Congresso Nacional os resultados compilados em um relatório. A iniciativa do Sindifisco Nacional ganhou a atenção de deputados e senadores que enviaram ofícios ao Ministério da Fazenda e à RFB (Receita Federal do Brasil) solicitando providências para os problemas relativos à falta de condições apropriadas para o trabalho dos Auditores-Fiscais lotados em áreas aduaneiras.

Fronteira em Foco – Durante cinco meses, os diretores do Sindifisco Nacional se dividiram em grupos e percorreram os nove estados de fronteiras terrestres do país. De Norte a Sul, o que observaram e documentaram foram situações, muitas vezes, de extrema gravidade, como estrutura de trabalho precária e falta de pessoal.

O material originou um relatório e um vídeo, entregues à RFB e outras instâncias do Governo com o objetivo de fomentar a discussão sobre o assunto.

Conteúdos Relacionados